PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Silvana quer pautar 'Escola sem Partido'

2017-02-22 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Das 18 comissões da Assembleia Legislativa do Ceará, cujas presidências foram definidas ontem, pelo menos 11 ficaram nas mãos de deputados governistas. Postos-chave, no entanto, foram ocupados por nomes que podem causar problemas.


É o caso das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), considerada “o coração” da AL, que ficou sob comando de Sérgio Aguiar (PDT), e a de Educação, que terá a pastora Dra. Silvana (PMDB) como presidente - a peemedebista encabeçou controvérsias no ano passado, como a defesa do projeto “Escola sem Partido”.


“Sei que vai dar uma polêmica danada. Já está dando”, disse a deputada. Em 2016, Silvana promoveu audiências públicas para discutir o projeto “Escola sem Partido” no Ceará. A intenção, alegou à época, era evitar a influência ideológica que professores exerceriam sobre alunos.


“Vou lutar pelo ‘Escola sem Partido’. Claro que minhas pautas vão ser presentes. Mas preciso estar aberta pra entender as melhores cabeças. Mas já convivo com a polêmica, harmonicamente, que faz parte da minha trajetória”,
disse a parlamentar.


Oposicionista e crítico dos Ferreira Gomes, o deputado Heitor Férrer (PSB) comandará a Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano.


O anúncio da composição das comissões da Casa foi feito ontem pelo vice-presidente da Assembleia, Tin Gomes (PHS).


A divisão é feita de acordo com indicações partidárias dentro do quociente das siglas na AL. Os presidentes são eleitos após acordos entre líderes.


Sérgio Aguiar

Pivô do maior embate político recente na Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar assume a presidência da comissão mais importante da Casa, a CCJ. Em novembro de 2016, ele disputou a presidência da AL com o correligionário Zezinho Albuquerque (PDT), causando racha na base governista - Zezinho foi o candidato apoiado pelo governador Camilo Santana (PT).

O episódio teve consequências. A principal delas foi o contra-ataque da base, que votou e aprovou o fim do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceraá (TCM-CE), presidido por Domingos Filho, aliado de Aguiar.


Evandro Leitão (PDT), líder do governo, afirma que a base não teme Sérgio no posto. “Ele divergiu naquele momento, mas é da nossa inteira confiança”, declarou o pedetista.

 

Comissões


Constituição, Justiça e Redação

Sérgio Aguiar (PDT)

Orçamento, Finanças e Tributação

Joaquim Noronha (PRP)

Fiscalização e controle

Dr. Sarto (PDT)

Defesa do consumidor

Fernando Hugo (PP)

Educação
Dra. Silvana (PMDB)


Seguridade Social e Saúde

Carlos Felipe (PCdoB)

Agropecuária

Moisés Braz (PT)

Ciência, Tecnologia e Educação Superior

Mirian Sobreira (PDT)

Defesa Social

Antônio Granja (PDT)

 

Direitos Humanos e Cidadania

Raquel Marques (PT)

Indústria, Comércio, Turismo e Serviços

Robério Monteiro (PDT)

Meio Ambiente

Roberto Mesquita (PSD)

Trabalho

Agenor Neto (PMDB)

Viação e Transporte

Heitor Férrer (PSB)

Infância e adolescência

Bethrose (PMB)

Juventude

Bruno Pedrosa (PP)

Cultura e esportes

Gony Arruda (PSD)

Desenvolvimento regional, recursos hídricos, Minas e Pesca

Carlos Matos (PSDB)

 

Daniel Duarte

TAGS