PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Camilo diz que 'choque de agenda' impediu encontro

2017-02-16 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

O que deveria ter sido o primeiro encontro entre o governador Camilo Santana (PT) e o agora presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB) foi adiado. Os adversários políticos - Camilo e Eunício se enfrentaram nas eleições de 2014 - tinham agenda conjunta para debater a repatriação da dívida dos estados ontem, em Brasília, mas Camilo alegou choque de agenda e não compareceu à reunião.

[SAIBAMAIS]

O encontro fazia parte da programação do Fórum Permanente dos Governadores, que tem reuniões periódicas em Brasília para discutir temas pertinentes aos executivos estaduais. De acordo com a assessoria do petista, o governador não pode participar da agenda do fórum porque tinha outros compromissos.


Por causa de reuniões na Secretaria da Aviação Civil e na Casa Civil, Camilo não compareceu aos eventos na casa do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (DF), nem esteve com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício. O porta-voz do governador do Ceará informou que ele foi até Brasília para discutir temas como Transnordestina e transposição de águas do rio São Francisco.


Esse seria o primeiro encontro entre os rivais políticos desde que Eunício se elegeu presidente do Senado, no último dia 2 de fevereiro. Os dois faziam parte de um mesmo grupo até romperem e se tornarem adversários nas eleições para governo do Estado em 2014.


A reunião com Eunício e outros governadores estava agendada para as 15 horas de ontem. O governador cumpriu agenda às 11h30min no Palácio do Planalto e às 16 horas com Eliseu Padilha (Casa Civil).


Representantes de 14 estados estiveram com o presidente do Senado, inclusive o governador do Piauí, o também petista Wellignton Dias.


Diferentemente do governador cearense, Dias conseguiu participar das duas reuniões, com Eunício às 15h e com Padilha às 16h.


Os eventos do Fórum de Governadores foram organizados pelo governador do Distrito Federal. Segundo a assessoria de Rollemberg, todos os governadores convidados foram informados de que haveria encontros com os presidente das duas casas legislativas.


A assessoria de Camilo afirma que o governador sempre participa dos encontros do fórum, inclusive esteve à mesa com Eduardo Cunha (PMDB) à época em que ele presidia a Câmara dos Deputados.


Nos últimos dois anos, Eunício e Camilo têm trocado farpas. Eles não costumam ser vistos nos mesmos eventos. No entanto, às Páginas Azuis do O POVO, ambos disseram que procurariam um ao outro para defender interesses do Ceará.


Eunício afirmou que convidaria Camilo para reunião no Senado para discutir pacto federativo. Já Camilo disse que iria buscar ajuda de Eunício para o Ceará.

Isabel Filgueiras

TAGS