PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PDT lança candidatura de André Figueiredo à Presidência da Câmara

2017-01-18 01:30:00

O PDT lançou oficialmente ontem o deputado federal André Figueiredo (CE) como candidato à presidência da Câmara. Sem apoio declarado dos outros partidos da oposição, o parlamentar cearense ainda tenta, porém, atrair essas legendas, principalmente do PT e do PCdoB.


A candidatura de Figueiredo foi anunciada durante ato na sede da legenda, na capital federal, e faz parte da articulação do partido para pavimentar a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) à presidência da República em 2018. Ciro, porém, não esteve presente no lançamento, pois está dando palestra em Boston (EUA). Com uma bancada de apenas 21 deputados, o PDT busca apoio do PT (57), PCdoB (12), Rede (4) e Psol (6).


Figueiredo disse que procurou os líderes e individualmente parlamentares dessas legendas nos últimos dias e que tem “esperança e expectativa” de que esses partidos anunciem apoio à sua candidatura.


“Temos real expectativa de ter o apoio do PT”, afirmou Figueiredo, lembrando que o partido deve anunciar sua posição até o fim desta semana. Ele ressaltou que, havendo unidade, os cinco partidos da oposição têm juntos 100 deputados que, aliados a outros parlamentares da base “insatisfeitos”, podem levá-lo a um eventual segundo turno.


O deputado do PDT avaliou que, até agora, as resistências que tem encontrado a sua candidatura são “posições individuais”. Para Figueiredo, porém, um eventual apoio dos partidos da oposição a candidatos que foram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff “não deixa de ser contraditório”.


“Não gosto de falar na tecla da incoerência, porque acredito que não vá acontecer. Mas não deixa de ser contraditório termos a expectativa de que esses dois partidos (PT e PCdoB), que têm trajetória política de respeito, venham a apoiar eventuais candidatos que atentaram contra a democracia no passado recente”, disse. Figueiredo afirmou que, mesmo que esses partidos não o apoiem, dará seguimento a sua candidatura. “Nossa candidatura é irreversível”, afirmou. (Agência Estado)

 

Adriano Nogueira

TAGS