PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Gravador pode ajudar a explicar acidente

2017-01-21 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Três investigações foram abertas para apurar as causas da queda do avião que matou o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e mais quatro pessoas nesta quinta-feira, 19, em Paraty (RJ). Representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Civil do Rio, além do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica, já estão empenhados em descobrir eventuais responsáveis pelo acidente. A Câmara dos Deputados deve formar uma comissão externa para acompanhar os trabalhos.


De acordo com o MPE do Rio, a Promotoria de Justiça de Paraty acompanhou todo o trabalho das operações de resgate e identificação dos corpos, ao lado da Polícia Civil, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, PF e investigadores do Cenipa. Os promotores pretendem ouvir testemunhas, como barqueiros que relataram ter visto o acidente, e vão aguardar a conclusão da perícia da Aeronáutica para avaliar os próximos passos da investigação.


Nesta sexta-feira, 20, os investigadores localizaram o gravador de voz do bimotor modelo King Air que caiu no mar com cinco passageiros. O aparelho foi encontrado em meio aos destroços da aeronave e estava em bom estado, segundo o Cenipa. Ele registra todo o áudio dentro do cockpit e entre o piloto e a torre de controle em solo e pode ser uma peça central da investigação. O equipamento seria encaminhado ainda ontem para Brasília para que seu conteúdo passe por uma perícia. Não há previsão para a conclusão da análise da caixa de voz, que costuma ser instalado na calda dos aviões porque ela costuma ser a parte menos destruída em casos de queda.


“Se a perícia da Aeronáutica concluir que o acidente foi provocado por imperícia, o caso estará encerrado. Mas, se não for essa a conclusão, as investigações continuarão em busca das causas da queda”, disse o promotor de Justiça Vinicius Ribeiro, titular da Promotoria de Justiça de Paraty. (Agência Estado)

 

Adriano Nogueira

TAGS