PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Camilo admite assédio de partidos

2017-01-24 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Letícia Alves

leticiaalves@opovo.com.br

[SAIBAMAIS]

Em meio a rumores de que estaria de mudança para o PSB, o governador Camilo Santana (PT) admitiu que vem sendo cortejado por legendas para deixar o PT. “Tenho recebido diversos convites de diversos partidos, mas estarei discutindo a política no momento certo e apropriado”, disse o governador.


O chefe do Executivo estadual não mencionou relação com o PSB. Camilo afirmou que está gastando todas as “energias” na administração do Ceará, “neste momento em que precisamos superar os desafios”. O governador também não disse quais seriam esses partidos que têm disputado sua filiação.


A mudança do petista para o PSB ganhou força na última semana, quando Camilo teria se encontrado com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, vice-presidente nacional da sigla. Câmara chegou a afirmar que o governador do Ceará está esperando o “momento certo” para deixar o PT.

[QUOTE1]

Ao que tudo indica, esse “momento” ainda aguarda alguns acertos com líderes petistas. O governador não deve confirmar a migração por enquanto. A mudança, porém, seria apoiada pelos aliados Cid e Ciro Gomes (ambos do PDT), ex-governadores do Estado, com vistas a 2018.


Procurado, o presidente do PT no Ceará, Francisco de Assis Diniz, voltou a dizer que Camilo garantiu que ficaria na legenda. “Ele ser chamado (por outras siglas) só demonstra que ele tem um governo de muita popularidade e aceitação.”


Secretário estadual do Meio Ambiente, o petista Artur Bruno está descontente com a sigla. Questionado se já havia decidido para qual iria mudar, respondeu que vai “acompanhar o governador”. Apesar disso, Bruno garantiu não saber se Camilo sairia do PT. “Estou aguardando uma reunião com o Camilo”, disse.


Mapp

As declarações do governador foram dadas no encontro de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), na manhã de ontem, na residência oficial. Foi a primeira reunião do secretariado de Camilo após anúncio de mudanças em seis pastas, das quais apenas a de Esporte ainda não tem nome do novo titular conhecido.

 

No encontro, o governador e os secretários avaliaram suas ações durante o ano passado e traçaram prioridades e metas para este ano, sobretudo num contexto de corte de gastos. O centro da reunião era o Plano de Sustentabilidade do Estado, conjunto de medidas de ajuste fiscal.


Antes do início, os secretários da Fazenda e da Casa Civil reiteraram compromisso de cortes de terceirizados, despesas de custeio e contratos de gestão. Novas medidas serão anunciadas hoje.


Saiba mais


O Governo do Ceará instituiu o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) na gestão de Cid Gomes (PDT). O objetivo é, sob a coordenação do governador, gerenciar a planilha de projetos e o planejamento das ações do Estado.


O Mapp concentra demandas que devem ser executadas por todas as secretarias e órgãos do Governo. Ele funciona por módulos de planejamento, acompanhamento gráfico, monitoria e consulta.

 

A reunião começou na manhã de ontem e segue até o fim da tarde de hoje, quando podem ser anunciados novos projetos e prioridades das pastas este ano. O encontro deste ano foi pautado pelas medidas de cortes de gastos implantadas por Camilo.


Além de ser preciso equilibrar os investimentos com os cortes, outro desafio para os gestores é salvar o Estado de um colapso hídrico, cenário possível caso este seja mais uma no sem chuvas. O tema, junto ao ajuste fiscal, preponderou no encontro.

 

Adriano Nogueira

TAGS