PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

À direita, evangélica promete luta contra o aborto

2017-01-19 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Daniel Duarte

ESPECIAL PARA O POVO

danielduarte@opovo.com.br


Priscila Costa (PRTB), 32, não tem “trajetória político-partidária”. Fruto de primeira campanha, seu mandato foi alçado, em maior parte, pela base eleitoral evangélica de sua comunidade cristã, especificamente em atuações de “mais de seis anos” em movimentos de juventude e “instituto de recuperação de independentes químicos”, além de, em sua avaliação, corresponder à uma “procura” dos eleitores. “A gente tem terceirizado muito a política para os políticos profissionais. Estavam com saudade ver pessoas comuns falando o que elas pensam”, diz a vereadora, sem descartar a possibilidade de seguir a carreira política.


Ao passo que se vê como resposta ao que as pessoas pensam, Priscila argumenta que sua posição ideológica, “de direita”, não é “compreendida” pelos brasileiros. “Me considero de direita por ser uma pessoa cética em política. Minha fé não é política, de quem acredita que o Estado deve ser a solução”, diz a parlamentar, que pretende atuar contra o aborto na Câmara Municipal e quer “apontar soluções” na Casa.


Confira entrevista da série do O POVO que apresenta os novos vereadores do Poder Legislativo de Fortaleza.


O POVO - Que projetos a senhora pretende apresentar?

Priscila Costa - Meu compromisso total é com a causa da vida, contra o aborto. Meu primeiro projeto de indicação foi a criação da casa de amparo para mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade econômica e social. A maioria aborta sem apoiar a ideia, mas abortam com tristeza, pelo desespero e desamparado. Protocolei requerimento que cria a frente parlamentar pela vida, para trazer a discussão de políticas públicas relacionadas à vida e dignidade da pessoa humana. Também quero apontar soluções para gerar emprego, facilitando a vida do empreendedor, diminuindo a burocracia.

OP - Por que o PRTB?

Priscila Costa - É um partido que defende ideais conservadores, e me identifico como conservadora. Tem gente que acha que ser conservador é ser retrógrado, careta, atrasado. Ser conservador é acreditar que existem princípios que devem ser conservados, porque geram vida e liberdade independente do tempo. E existe uma juventude forte que se descobre como conservadora. Não é à toa que hoje existe um grande número de pessoas com esse perfil nas cadeiras de vereadores. O brasileiro tem uma dificuldade de compreender o que é direita. Me considero uma pessoa cética em política. A minha fé não é política, de quem acredita que o Estado deve ser a solução. Alguns chegam até a ser idólatras do estado. A minha fé não está no Estado. Eu sou cética quanto ao Estado.

OP - Então, quem a elegeu deve tratar a senhora com ceticismo?

Priscila Costa - Sim. Elas não devem achar que estou fazendo isso ou aquilo por ser boa ou má, mas pra saber se tem resultado prático. Eu sou a mulher da prática, que bota a mão na massa. Então, avalie-se o resultado das coisas. Sou, talvez, desse perfil de ceticismo.

OP - Por que ser da base de Roberto Cláudio (PDT), normalmente identificado à esquerda e desafeto da direita?

Priscila Costa - O espaço que o vereador ocupa é municipal. Quando olhamos Fortaleza, vemos divergências ideológicas dos dois lados, com partidos que há pouco tempo estavam associados ao PT, por exemplo. Tive que escolher um critério, como alguém que quer apontar soluções na Câmara Municipal, de avaliar a gestão de RC. Entre erros e acertos, considero muito positiva, que trouxeram resultados muito bons.

OP - A campanha da senhora foi muito pautada em “defesa da vida”. Mas é possível legislar algo contra o aborto no âmbito municipal?

Priscila Costa - Eu considero o aborto uma questão municipal porque, quando é feito, é feito por alguém do município, numa clínica clandestina do município, por um médico do município. Esse pedaço do Brasil chamado Fortaleza, quando acontece um aborto, precisa, sim, da Câmara Municipal. Tem também a batalha ideológica. Aqui estou, por quatro anos, como uma voz, uma plataforma.

 

SERVIÇO

 

Saiba como entrar em contato com a vereadora Priscila Costa (PRTB)

Internet: https://fb.com//priscilacostaoficial

Gabinete: nº 32 (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)


Leia amanhã

Entrevista com o vereador Emanuel Acrízio (PRP), que promete combate às drogas em Fortaleza.

 

Adriano Nogueira

TAGS