Logo O POVO+
Deputados pleiteiam presidir comissões temáticas
Politica

Deputados pleiteiam presidir comissões temáticas

Nova discussão. Articulação
Edição Impressa
Tipo Notícia

Com a finalização das tratativas para a composição da Mesa Diretora, a atenção dos deputados se concentra na divisão das comissões, cuja definição não enfrentará "muitas dificuldades não", segundo o José Sarto, que deve ser eleito presidente da Casa amanhã.

As movimentações acerca do tema se iniciaram antes mesmo do anúncio da chapa. Deputados que pleitearam e não conseguiram lugares na Mesa podem ser acomodados em presidências de comissões. Após pleitear o cargo de 1º vice-presidente, deputado Julinho (PPS) afirmou desejar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, também pretendida pelo pedetista Sérgio Aguiar. Julinho acredita que "entraremos em um acordo".

Pré-candidato à presidência da AL, Tin Gomes (PDT) afirmou que se disponibilizou para assumir a de Orçamento e Fiscalização e Controle, pois a considera "uma comissão importante para a casa".

Dentre os aliados, o PSD deseja a comissão de Infância e Juventude, que seria assumida por Érika Amorim, segundo a deputada Patrícia Aguiar (PSD).

Já a oposição pretende que três comissões, segundo Fernanda Pessoa (PSDB). A de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca seguiria com o PSDB, enquanto a de Defesa Social seria do Delegado Cavalcante (PSL). Fernanda afirmou que indicou Renato Roseno (Psol) para a presidência da comissão de Direitos Humanos.

Todos os deputados ouvidos pela O POVO ressaltam, contudo, que essas ainda são sugestões. A perspectiva é que a decisão sobre as comissões ocorra até a próxima semana.

O que você achou desse conteúdo?