PUBLICIDADE
Jornal
EXPEDIÇÃO PARÁ_

FILHAS DO CUMBU: Chocolate 100% Amazônico

na segunda coluna sobre a gastronomia do pará, um convite a conhecer a Ilha do Cumbu e suas delícias

17/03/2019 02:26:48
Brigadeiro da ilha do cumbu
Brigadeiro da ilha do cumbu (Foto: Ivan Prado)

Existem algumas pessoas que nascem para fazer a diferença na vida das outras. Uma dessas joias raras nasceu na ilha do Cumbu, no Pará, e se chama Izete Costa, mais conhecida como dona Nena. Criadora do projeto "Filhas do Cumbu", promove um importante resgate da cultura e tradições ribeirinhas por meio da produção de cacau orgânico e do chocolate de cacau 100% amazônico.

Eu nunca poderia imaginar que comer o fruto do cacau seria tão doce e ácido ao mesmo tempo e que o chocolate é uma mágica surgida da fermentação da semente desse fruto, o "cacau", que é uma das riquezas que o bioma amazônico trouxe para o mundo.

Vamos conhecer os processos da produção do chocolate da ilha do Cumbu!?

1° passo: A COLHEITA.

Os frutos são colhidos à mão e apenas os maduros, pois o excesso de açúcar ajuda no processo de fermentação.

2° passo: DESPOLPA.

Despolpa para retirada da semente. Nesse momento os coletores colocam em cesto de palha e deixam escorrer, produzindo o que eles chamam de "néctar dos deuses" e realmente
é maravilhoso.

3° passo: FERMENTAÇÃO (onde a mágica acontece)

Esse processo dura em torno de sete dias e é essencial para elaborar as características de aroma do chocolate. Esta etapa sofre três tipos de fermentação: alcoólica, láctea e acética. As primeiras fermentações que ocorrem são a alcoólica e a acética, que acontece de forma simultânea e são responsáveis por definir o sabor e as características aromáticas e de sabor principais ao futuro chocolate. A terceira fermentação que ocorre, a Láctea, é responsável por dar notas cítricas ao chocolate. Uma das preocupações que o produtor tem é de controla a acidez do produto na fermentação acética.

4° passo: SECA DO GRÃO

Nessa etapa, que dura de 7 a 12 dias, o produtor realiza a seca ao sol por meio de tela, desta forma, o produto seca mais rápido e você tem o controle melhor da temperatura e da umidade.

Até aqui você tem o produto base para o chocolate que é a "amêndoa de cacau". É nesta etapa que nosso produto é exportado e vendido para o mundo inteiro. Mas na fazenda da Dona Nena não para apenas nas amêndoas. Ela torra as amêndoas de cacau e tritura dando a origem ao "Nibs de Cacau", esse produto é o produto base para elaboração do chocolate. Adicionando manteiga de cacau e açúcar em proporções diferentes, você resulta nos chocolates com 30, 40, 50, 60, 80 e 100% cacau, sendo que o chocolate 100% cacau é apenas nibs de cacau moído, sem adição de açúcar ou manteiga de cacau.

Depois dessas explicações todas vou compartilhar com vocês a receita do tão famoso BRIGADEIRO DA ILHA DO CUMBU. Vamos a adoçar a vida! Viva o Pará!

  • Brigadeiro com chocolate do Cumbu
  • Filhas do Combu_

    Telefone: (91) 99616-0648

    E-mail: combuorganico@gmail.com

    ivan prado