Logo O POVO+
Arte. Mudando a rota
Pause

Arte. Mudando a rota

Em nova trajetória, a cearense Renata Vale conta como deixou de lado a carreira de administradora de empresas para se dedicar à fotografia
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1][FOTO2]

Há poucos anos, o mundo das artes não era uma escolha sólida para Renata Vale, 40. A paixão foi despertando devagar, sem pretensão ou expectativas. De repente, a administradora de empresas mudou a rota e os planos. Era hora de abraçar as experiências que a fotografia possibilita.

 

Tudo começou há cerca de três anos, quando a cearense recebeu o convite de uma amiga para participar de um curso profissionalizante na área. "Era um curso de dois anos, achei tempo demais, mas resolvi fazer. Logo nas primeiras aulas, eu sabia que tinha encontrado algo que me satisfazia plenamente", pontua em bate-papo com Pause.

 

O caminho ainda curto, mas desafiador, já rende bons frutos, e Renata já assina sua primeira exposição, A Brisa do Mar, com curadoria de Lobo Pasolini. A mostra, que já passou pela Bulgária, está atualmente exposta em Vitória (ES) - onde fica até 18 de janeiro do próximo ano -, de de lá segue para Grécia e Macedônia.

 

A artista lança o olhar para coisas muitas vezes imperceptíveis na Cidade. Procura o movimento das coisas. Pensar, sentir e fotografar... exatamente nessa ordem. Sua inspiração está nas inquietações do dia a dia, nas vivências, nos sentimentos e em tudo aquilo que mexe com sua mente.

 

Quando perguntada sobre o que causa frio na barriga, ela responde sem titubear: "Olhar minhas fotos penduradas em paredes". Após deixar de lado os trabalhos na área de exatas e seguir nos trilhos da arte, Renata conta que passou a valorizar as pequenas coisas da vida. Olhar com mais calma para o vai e vem das ondas, observar o brilho do sol, o balançar do vento nas plantas. "Hoje percebo coisas importantes que passam por mim e antes eu não dava atenção", entrega.

 

Um dos maiores desafios enfrentados por Renata está em alinhar sua criatividade com a mensagem que ela quer passar. A ideia não é fazer arte pensando que uma determinada linguagem é aceitável ou bonita. O conceito dela é fechar os olhos e fazer aquilo que a inspira e retrata sobre suas vivências.

 

Na lista de lugares encantadores, a fotógrafa guarda com carinho idas ao Museu da Fotografia de Fortaleza, o Instituto Moreira Salles, em São Paulo, e o Moma, em Nova York. Os cursos profissionalizantes feitos na escola Panamericana de Artes, na capital paulistana, serviram de bússola para sua caminhada. Hoje, ela sonha em encontrar suas obras em grandes museus pelo mundo. Um futuro que, para ela, pode estar próximo.

 

Serviço_

 

Exposição A Brisa do Mar

 

Onde: Rua Aristobulo Barbosa Leão, 500 - Mata da Praia, Vitória (ES)

Quando: de 04 de dezembro a 18 de janeiro

Instagram: @mosaicofotogaleria

 

 

O que você achou desse conteúdo?