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Essência brasileira
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Essência brasileira

Referência em design brasileiro nos principais eventos de Milão, o paulista Pedro Franco, à frente da Lot Of Brasil, conversou com Pause sobre sua trajetória, inspirações, processos criativos e muito mais
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Há 18 anos, Pedro Franco fazia sua primeira participação no principal evento de design do mundo, a Semana de Design de Milão. Naquela época, o estudante de Arquitetura da Belas Artes de São Paulo, ácido por histórias e com uma mente criativa que respira inovação, encontrava a chance de realizar seus primeiros passos como profissional. O que o Pedro de 23 anos não imaginava era que, após aquela experiência, sua vida iria mudar completamente.

 

Em bate-papo com Pause na sua última vinda a Fortaleza, para apresentar as tendências urbanas do design em talk-show na Bontempo, o paulista contou sobre a forma intensa como sua carreira decolou. Hoje, ele carrega um currículo com participações em eventos e premiações mundiais, além de já ter sido listado por publicações internacionais, como o New York Times, como um dos maiores expoentes do design brasileiro.

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"Eu fui a Milão pela primeira vez porque venci um concurso ministrado pelos Irmãos Campanas aqui no Brasil, em 2000. Quando voltei,as pessoas me conheciam e se interessavam pelo meu trabalho", explica
o profissional.

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Com um pé no Brasil e o outro em Milão durante os últimos anos, Pedro foi traçando um caminho que liga o design artesanal com o industrial. Foi o responsável por trazer às terras brasileiras grifes como a Futura, Fasem e a Skitsch, além de desenvolver parcerias com grandes nomes do design mundial, entre eles Alessandro Mendini, Fábio Novembre e Anna Gilli, em criações que buscam resgatar essências culturais e contar histórias.

 

O designer também já foi palestrante dos eventos internacionais Torino Design Week, Salone del Mobile, Design Essencia, curador da Mostra Brasil é Cosi e júri de concursos como BRIT Design Award 2, Premio Brasilidade Industrial, Salone Satelllite, Prêmio Ecoleo, Prêmio Planeta Casa, entre outros.

 

Nas grandes conquistas no trabalho, ele lista a Lot Of Brasil como a maior delas. Inaugurada em 2006, a marca especializada em design está sob o comando do paulista e é marcada como a primeira empresa brasileira a expor no Salone, o Salão Internacional do Móvel de Milão.

 

As inspirações para criar surgem das paixões que ele encontra no dia a dia. O amor pela cultura brasileira está no topo delas. A forma como Pedro enxerga o mix cultural encontrado nos estados brasileiros já rendeu diversas criações, incluindo a coleção Cariri, feita no Ceará.

 

Para iniciar o processo de criação das peças, ele fez uma imersão de 20 dias no Cariri e desvendou os mistérios de uma terra que, para ele, pode ser considerada como uma das mais belas do Brasil. O couro presente nas roupas dos vaqueiros, o cordel dos poetas, o sol do fim de tarde, as pessoas conversando nas calçadas... Tudo serviu de inspiração para a mente criativa do paulista.

 

"Quem comprou as peças de Cariri não estava comprando apenas um produto, estava comprando uma história. E é isso que me encanta em trabalhos assim, onde eu posso mergulhar na essência do lugar e colocar muito sentimento em cada criação. Design para mim é isso", revela Pedro.

 

O trabalho com veia nordestina foi um dos destaques do Salão Internacional do Móvel de Milão, em 2017, e inspiração para coleção assinada por Alessandra Baldereschi, Bamboo, desenvolvida por fios de arame em tubos, fazendo referência às cadeiras de balanço tradicionais em cidades do Ceará.

 

É com essa mente criativa sempre em busca de contar histórias por meio do design e de preservar a cultura brasileira que Pedro está conseguindo voar alto. Segue o voo!

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