Logo O POVO+
Dez regras de etiqueta que todo convidado deve saber
Pause

Dez regras de etiqueta que todo convidado deve saber

Recepcionar um bom evento é uma arte, mas não só de ótimos anfitriões se faz um casamento de sucesso. Os convidados desempenham papel importantíssimo, embora muitos não se deem conta disso
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

1.Agradeça: ser convidado é uma honra

Quem nunca organizou um casamento não tem ideia de como a lista de participantes é milimetricamente pensada e revista. Cada pessoa ali desempenha um papel ímpar para os noivos, portanto, é fundamental avisar que recebeu o convite, confirmar presença e mostrar entusiasmo pela celebração.

2. Não leve pessoas que não foram chamadas

Convidado não convida. Se alguém da sua parte não poderá comparecer, não substitua por um estanho aos donos da festa. Eles deixaram de convidar algum amigo para te privilegiar. Comunique a 'vaga' e permita que eles a substituam por outro do ciclo de amizade deles, se assim desejarem. Pedir convites extras também é muito deselegante!

3. Atenção ao dress code

Se a informação não vier especificada no convite, vale o convencional para aquele tipo de festa. Respeitar o pedido dos noivos não significa abrir mão do seu estilo ou charme. Seja você mesmo dentro da proposta estipulada para a ocasião e evite, no caso das mulheres, a cor branca ou off-white. O mesmo vale para decotes "cirúrgicos" ou fendas generosas. Casamento é uma festa familiar, ou seja, não é o lugar ideal para chamar atenção além da conta.

4. Uma vez na festa é proibido reclamar!

Os noivos te convidaram para curtir cada momento e alegrar o momento deles. Nem pense em vestir a camisa de fiscal do bom desempenho e passar as horas de evento se lamentando pela temperatura do ar ou agilidade do serviço. Isso é feio. Ainda que não possa ajudar, já está de bom tamanho se não atrapalhar.

5. Tenha em mente: a festa é dos noivos, e não sua

Em alguns casos, o gosto dos noivos pode não corresponder aos seus. Se o repertório musical da noite não é aquele que você escolheria se estivesse dando a festa, dance mesmo assim ou aproveite para ir ao bar apreciar um drinque com os amigos. Pedidos insistentes à banda também não são agradáveis.

6. É preciso curtir o openbar com bom senso

Ninguém tem o direito de estragar um evento planejado com tanto carinho e por tanto tempo. Cada um sabe, ou deveria saber, quando o bom senso começa a ir embora após uma certa dose de álcool. É melhor ir embora antes de causar algum constrangimento. 

7. Se tiver restrições alimentares, seja discreto

Quem é vegetariano ou possui alergia a determinados ingredientes se acostuma a situações nas quais o cardápio não está totalmente adaptado às suas necessidades. Se for o seu caso, informe-se discretamente com o maitre - sem que ninguém perceba e sempre sorrindo.

8. Cuidado para não atrapalhar os profissionais!

Em tempos de 4G, os convidados competem com os fotógrafos e video makers para registrar cada momento do grande dia. É claro que sempre vale clicar os noivos e divulgar tudo nas redes sociais, mas é preciso ter atenção para não prejudicar o trabalho dos profissionais contratados pelo casal.

9. Levar arranjos da festa e doces para casa

Os doces podem ser levados apenas quando fazem parte das lembranças do casamento, como no caso dos bem casados. Fora isso, é extremamente deselegante fazer aquela "trouxinha" de doces - ainda mais utilizando o guardanapo da festa. Quanto aos arranjos de flores, lembre-se de que não se deve desmontar a festa alheia e que não se trata de um souvenir.

10. Se precisar levar as crianças, cuide delas!

Geralmente, festas de casamento não oferecem atrativos para os pequenos e, convenhamos, nem a música e nem a comida são adequadas às preferências dos pequenos. Sabemos também que, em tempos de orçamentos cada dia mais enxutos, não é nada apropriado pedir para levar a babá dos filhos. Daí, enquanto os pais se distraem, as crianças ficam soltas pelo ambiente podendo cair em piscinas, se queimar nos pontos de luz da decoração ou até mesmo levar choque por mexerem nas instalações elétricas. Por isso, alerta vermelho e atenção máxima se for inevitável levá-las com você!

O que você achou desse conteúdo?