Logo O POVO+
Tradição que se renova
Pause

Tradição que se renova

Com mais de 40 anos de mercado e em plena atividade, a cerimonialista Alódia Guimarães fala sobre experiência e renovação em sua atuação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

ENTREVISTA_ALÓDIA GUIMARÃES

[FOTO1]

COMO SE MANTER UMA REFERÊNCIA EM CERIMONIAL APÓS MAIS DE 40 ANOS EM ATIVIDADE?

Diria que devo a sorte e o privilégio de Deus ter me presenteado com essa vitalidade extraordinária e também a minha paixão, o meu amor por tudo que faço. O sonho dos noivos passa a ser meu e me empenho em torná-lo real dentro das suas possibilidades. Nada substitui a experiência desses mais de 40 anos, pois a cada casamento que faço aprendo algo novo e esse acúmulo de conhecimentos nos dá sabedoria e faz uma grande diferença. Felizmente eu não sinto o tempo passar, não deixo o cansaço chegar e estou cada vez mais atenta aos detalhes. É meu dever resolver pequenos problemas que porventura apareçam transformando-os em soluções adequadas e sábias. Assim está desvendado o meu segredo: minha mente não para, minha criatividade aguça e minha disposição aumenta!

VOCÊ É RECONHECIDA COMO UMA PROFISSIONAL FIRME, CORRETA, CRITERIOSA E OBJETIVA. ACREDITA QUE ESTES SÃO PRÉ-REQUISITOS IMPORTANTES NA CONDUÇÃO DE UM EVENTO? QUE CONSELHO DARIA PARA OS QUE ESTÃO COMEÇANDO?

Fico feliz de ser conhecida e respeitada pelo meu jeito de ser: firme, correta, criteriosa, objetiva e exigente, sempre preocupada com a ética, mas deixo claro que também gosto de trocar experiências, de criar laços, de oferecer afeto. A minha maneira de ser e agir é o que confere ao meu trabalho o grau de excelência esperado. Afirmo sem receio que essas qualidades são realmente pré-requisitos importantíssimos na condução de eventos, pois traz credibilidade e a certeza do sucesso. Meus clientes e meus parceiros tornam-se amigos de verdade. Para os que estão começando digo que sejam muito bons no que se propõem a fazer e, a cada dia, queiram ser melhores em tudo, sem jamais deixar de lado a conduta ética e respeitosa para com seus clientes.

COMO CONCILIAR OS INTERESSES E SONHOS DE UMA NOIVA AO QUE É APROPRIADO PARA O BOM ANDAMENTO DA CERIMÔNIA/FESTA DE CASAMENTO?

É necessário que conheçamos os sonhos, desejos e possibilidades dos noivos para fazermos um planejamento concreto com base no tempo e recursos disponíveis para a realização da cerimônia e festa. É indispensável ser realista, verdadeiro e coerente para com o cliente. Sem ilusões. Um cerimonial de qualidade trabalha com coisas palpáveis. Além disso, é recomendado que tenhamos profissionais competentes envolvidos para que o resultado obtido seja uma festa perfeita e inesquecível.

COMO EMBAIXADORA DO O POVO NOIVAS, COMO ENXERGA A EVOLUÇÃO DO EVENTO?

Fico lisonjeada com o título de embaixadora pelo 7º ano consecutivo. Minha história se entrelaça com a do jornal O POVO desde gerações anteriores e continua até hoje. Fico satisfeita de ter sido ouvida quando sugeri que esse evento fosse estendido para três dias, pois é o período ideal para sua realização. Desejo que possamos cada vez mais selecionar no capricho os expositores para que nos mostrem trabalhos da melhor qualidade e beleza. O apuro dos expositores faz com que esse evento seja referência por mostrar o que há de melhor no segmento e seja cada vez mais procurado pelos noivos, familiares e profissionais.

SUA PALESTRA FOI UM DOS GRANDES DESTAQUES NESTE ANO, SENDO TRADICIONALMENTE UM DOS MOMENTOS MAIS ESPERADOS DO EVENTO. O QUE LHE DÁ PRAZER ENSINAR?

Fui professora e gosto muito de dar aula e, na minha visão, uma palestra é uma espécie de aula. Adoro surpreender com boas sugestões que possam agregar valor ao casamento. Portanto, é sempre bom ver noivas, pais, madrinhas, familiares e amigos me ouvindo falar um pouco sobre como fazer um casamento com criatividade e bom gosto dentro do conceito “menos é mais’’, sem abrir mão de fazer dele um ícone de luxo e sucesso.

 

O que você achou desse conteúdo?