Logo O POVO+
Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome
Opinião

Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gleyce Kelly Heitor - Educadora e pesquisadora em educação e cultura, abriu o projeto
Foto: Divulgação Gleyce Kelly Heitor - Educadora e pesquisadora em educação e cultura, abriu o projeto "Paulo Freire a Bombordo", do Porto Iracema das Artes

Reconhecido e respeitado por pesquisadores, intelectuais e instituições de ensino, o legado do educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997) é referência incontornável para a história da educação e do pensamento social brasileiro. Porém, duas décadas após sua morte, este autor, que foi perseguido e rechaçado pela política autoritária e antidemocrática da Ditadura Militar, volta a ser alvo de ataques com as disputas e polarizações acirradas pelo golpe que destitui a presidenta Dilma Rousseff, episódio que levou uma parte da população às ruas em 2016, para pedir o fim deste mandato, o retorno ao governo ditatorial e entre outras coisas, a retirada do título de patrono da educação de Paulo Freire, que lhe foi concedido em 2012.

Canalizando essa pauta, o então candidato à eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL), faz da ideia de revogação do título promessa de campanha. Mas o que diz este pensador que se opõe ao "novo" projeto de País postulado pelo atual presidente?

O pensamento freireano começou a ser gestado no fim da década de 1950, quando o País passava por transformações políticas e sociais e buscava respostas para os índices de pobreza, desigualdade e analfabetismo, que atingia mais de 50% da população. Contexto no qual o educador afirma que a solução para os problemas de aprendizagem não são apenas educacionais. Educar para ele é mais do que transmitir conteúdos - passa por construir a participação e a emancipação social e política dos indivíduos. Logo, alfabetizar e conscientizar para construção de uma sociedade democrática são objetivos que não se distinguem. Sendo assim, a maior lição do autor, para pensarmos o desejo de silenciar seu pensamento na atualidade é o alerta de que é preciso desconfiar de tendências que postulam a educação como um campo neutro, pois toda educação é ideológica e política. Assim, projetos educacionais orientados para a liberdade estão em confronto constante com ideais tecnicistas, comprometidos com a manutenção das desigualdades.

Portanto, precarizar a educação para Freire não é mero sintoma da incompetência dos governantes - ao contrário, é parte de um projeto de conservação de uma sociedade empobrecida e facilmente explorável, passível de ser destituída de seus direitos.

* O título deste texto é uma referência à música "AmarElo" de Emicida, com participação de Majur e Pablo Vittar

O que você achou desse conteúdo?