Logo O POVO+
Como fazer um pacto real
Opinião

Como fazer um pacto real

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
"Esses sonhos são realizados, muitas vezes, por meio de uma simples compra", diz Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza
 (Foto: DIVULGAÇÃO
)
Foto: DIVULGAÇÃO "Esses sonhos são realizados, muitas vezes, por meio de uma simples compra", diz Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza

Não é tirando fotos, fazendo café da manhã ou assinando um pedaço de papel que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vão conseguir entrar em harmonia, e o País vai conseguir, enfim, entrar nos trilhos. A primeira mudança tem que partir dos próprios líderes de cada um desses espaços. Uma transformação de posturas que descontamine o ambiente político e transmita para a sociedade que o barco não está fora de controle. Que deixe clara a função de cada uma das instituições, sem intromissões indevidas, seguindo o que prevê a Constituição. Política é política, justiça é justiça. Qualquer mistura, em nome do que quer que seja, é perigosa. O pacto correto tem que ser o de respeito à democracia.

É inadmissível que um presidente do Supremo Tribunal Federal se comprometa com reformas que ele mesmo poderá julgar a legalidade daqui a alguns meses. Já pensou se o pacto planejado atualmente tivesse sido feito antes? Qual a independência que o STF teria no momento de analisar o processo referente ao exercício de atividades insalubres por grávidas e lactantes? Uma crueldade que precisou do bom senso da Corte Máxima para ser barrada. É assim que funciona o sistema de freios e contrapesos. É detectada alguma anomalia que possa prejudicar o bem comum? Uma das forças age para equilibrar a situação.

Fala-se que a promessa de pacto entre Bolsonaro, Rodrigo Maia (Câmara), Davi Alcolumbre (Senado) e Dias Toffoli (STF) seria uma resposta às manifestações do último domingo. Quer dizer que nossas autoridades vão atender às demandas de apenas uma parte da população? E a parcela que foi às ruas no dia 15 de maio contra cortes na Educação? Será ignorada? Quem ocupa cargos tão importantes precisa ter competência para mediar conflitos de interesses.

O que não pode acontecer é a união desses Poderes para endossar um plano de governo. Assim, Bolsonaro estaria se sobrepondo às demais instituições, e sabemos muito bem onde isso pode parar. Fora que a paz não será selada com decisões apenas dos caciques. Ainda falta combinar com o resto da tribo (demais membros do Parlamento e do Judiciário), e as perspectivas não são nada animadoras. 

 

O que você achou desse conteúdo?