Logo O POVO+
Haroldo Juaçaba: médico, mestre e cidadão modelar
Opinião

Haroldo Juaçaba: médico, mestre e cidadão modelar

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico do Instituto do Câncer do Ceará
 (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Marcelo Gurgel Carlos da Silva Médico do Instituto do Câncer do Ceará

Haroldo Gondim Juaçaba nasceu em Fortaleza em 31/03/1919. Em 1940, aos 20 anos, formou-se médico pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

À época da II Guerra Mundial, trabalhou no Serviço Especial de Saúde Pública, na Amazônia, cuidando dos "Soldados da Borracha", para garantir o fornecimento de borracha às tropas aliadas.

Fez residência médica no Riverside Hospital e na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, especializando-se em Cirurgia geral e em Cancerologia, com participação em cursos ministrados pelo Colégio Americano de Cirurgiões. Completou a sua formação profissional com vários programas de estágios e visitas de aperfeiçoamento em hospitais dos EUA e da Inglaterra, tendo sido um assíduo participante de congressos médicos no Brasil e no exterior.

Educador nato, foi professor de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Anatomia, na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo. Como docente, coordenou o Internato em Cirurgia da Famed e a Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas. Na UFC, foi professor titular de Cirurgia, chefe de departamento de Cirurgia, representante dos professores titulares no Consu, vice-diretor da Famed e professor do mestrado em cirurgia.

Considerado o precursor da Cancerologia e da Mastologia no Ceará, foi responsável pela implantação do primeiro banco de sangue de Fortaleza. Presidiu o Centro Médico Cearense e o CRM-CE.

Haroldo Juaçaba teve uma boa produção de artigos sobre medicina e educação, contando com mais de 60 publicações. Sua visão humanista, focada na assistência ao doente e no ensino profissionalizante, pode ser resumida no lema que adotou: "Importa fazer o bem".

Bem merecidas foram as homenagens que ele recebeu em vida, sendo de se destacar o título de Professor Emérito da UFC, o Troféu Sereia de Ouro e a Medalha Barca Pellon.

Foi presidente do Instituto do Câncer do Ceará, de 1990 a 2009, legando-nos um hospital especializado em câncer, postumamente denominado Hospital Haroldo Juaçaba.

Faleceu em Fortaleza, aos 90 anos de idade, em 1/06/2009. 

 

O que você achou desse conteúdo?