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A gamificação da vida
Opinião

A gamificação da vida

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Tipo Notícia Por
Gal Kury  
Consultora de marketing e professora universitária  
galkury@galkury.com (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Gal Kury Consultora de marketing e professora universitária galkury@galkury.com

O conceito de gamificação (neologismo derivado de gamification na língua inglesa) poderia ser definido objetivamente como a inserção de elementos e mecânicas típicos de jogos em cenários empresariais, educacionais, informacionais e utilitários.

Nos últimos anos houve um aumento significativo de empresas e instituições de ensino utilizando técnicas de gamificação visando tornar as atividades diárias mais divertidas e atraentes. Ao oferecer incentivos e recompensas para promover o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores e alunos em alguma atividade as empresas trabalham as metas e o aprendizado.

No entanto, podemos observar como a vida se transformou num jogo no qual competimos com gente que não nos conhece numa busca incessante pelo alcance de seja lá o que for. As redes sociais são terreno fértil para o que chamo da gamificação da vida.

Desde aplicativos de trânsito e geolocalização dentro dos quais você vai ganhando medalhas, adesivos, prefeituras virtuais. Pequenas recompensas que aguçam nosso espírito de competitividade. Um aspecto cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Competimos por likes numa foto. Ficar no mesmo hotel que uma celebridade? Quantos pontos valem no mundo virtual? Ter o mesmo corte de cabelo de alguém o mais rápido possível. Conhecer antes de outras pessoas um restaurante novo que abriu. Desafios para ver quem emagreceu mais no menor período (e postar nas redes sociais para exibir as conquistas, é claro!). Subir no Twitter uma hashtag de uma causa que apoio ou de algo/alguém que eu gosto mais rápido do que os contrários a ela. E inúmeros outros exemplos poderiam ser citados.

O britânico Tom Chatfield, autor de livros e especialista no universo digital, fez uma palestra que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no TED na qual discorreu sobre como os jogos recompensam o cérebro com a liberação de dopamina após as conquistas realizadas. A vida, neste contexto, é uma eterna competição que gratifica fisicamente as pessoas. Competir e ganhar dá prazer. E alimenta o ego já tão exacerbado nos dias de hoje. 

 

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