Logo O POVO+
Um presente para a cidade
Opinião

Um presente para a cidade

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sócio fundador da Investidora de Impacto in3citi, Haroldo Rodrigues (Foto: Camila Almeida)
Foto: Camila Almeida Sócio fundador da Investidora de Impacto in3citi, Haroldo Rodrigues

É lugar comum compreender que locais inovadores são aqueles que vivem só de tecnologia. Quando se fala em tecnologia, a região da Califórnia, que acolhe o Vale do Silício, logo vem à mente. Contudo, segundo a agência de inovação australiana 2thinknow, a cidade de São Francisco ainda não é considerada a mais inovadora do mundo. Para gerar o ranking das 50 maiores cidades inovadoras do mundo, os analistas da agência compilaram a pontuação em três fatores principais: ativos culturais, infraestrutura humana e mercados em rede.

A tecnologia é importante e a dimensão econômica é fundamental, mas a inovação não é um fim nela mesma. É um meio para o desenvolvimento. A economia deve manter-se em equilíbrio com fatores ambientais e sociais. Até porque, são as pessoas que fazem inovação. E o locus é a cidade. De acordo com a ONU, as cidades são os atores centrais da economia global e do desenvolvimento.

A cidade de Fortaleza precisa desenvolver-se em inúmeros aspectos, torná-la competitiva e resiliente são desafios de longo prazo, porém, a construção de redes engajadas e conectadas é a agenda da hora, ou seja, a melhoria da cidade através dos negócios de impacto. Tais convicções somadas ao sentimento de pertencimento sustentam a criação de um novo movimento chamado Comunidades B.

A Comunidade B Fortaleza traduz um movimento em expansão nacional que encontra no Sistema B Brasil e em suas ferramentas uma opção concreta de mudança, através da força da economia e do mercado.

Empresas e redes de negócios da Comunidade B Fortaleza compartilham sua missão com vários atores e líderes comprometidos em "redefinir o sentido de sucesso na economia", medido por meio do bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza. Há um grupo abraçado movendo esforços para conectar os principais articulistas da cidade, e, assim, estimular novas ondas de desenvolvimento, engajar a iniciativa privada numa agenda de sustentabilidade e contribuir para transformação da cidade de Fortaleza num território inovador.

Fortaleza faz aniversário, que tal dar um presente? Inovar e promover negócios melhores para uma Fortaleza melhor! 

 

O que você achou desse conteúdo?