Logo O POVO+
O silêncio e a infâmia
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O silêncio e a infâmia

A esta altura, todos conhecem a história de Evaldo Rosa dos Santos, músico carioca de 51 anos morto após soldados do Exército dispararem uma rajada de 80 tiros contra o veículo no qual trafegava com sua família rumo a um compromisso trivial: um chá de bebê.

É de conhecimento público também que, passados cinco dias do crime, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não se manifestou sobre a ação desastrada dos militares, que seguem presos. Questionado por jornalistas, o porta-voz da Presidência confirmou que o chefe da nação não tinha nada a dizer sobre o episódio, limitando-se a afirmar que confiava plenamente na Justiça Militar, encarregada de julgar os nove suspeitos.

Alguém pode dizer que o presidente não tem obrigatoriamente de se pronunciar sobre toda tragédia que se abate no País, sejam as chuvas no Rio, seja um incêndio no museu ou a morte de uma jovem parlamentar, executada por milicianos.

Esse raciocínio, porém, não vale para Bolsonaro. Desde o domingo, quando os soldados metralharam Evaldo, o capitão reformado perorou sobre os mais diversos assuntos nas redes sociais. Entre uma e outra postagem, encontrou tempo para se solidarizar com o humorista Danilo Gentili, condenado a seis meses de prisão por injúria contra a deputada federal petista Maria do Rosário.

No Twitter, escreveu Bolsonaro nessa quinta-feira: "Me solidarizo com o apresentador e comediante @DaniloGentili ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros".

Vejam. A família de um homem metralhado por militares não mereceu uma linha de solidariedade nem uma manifestação oficial do presidente. Bolsonaro se mostra indignado e se escandaliza facilmente com vídeos gravados no Carnaval. Mas não com o assassinato.

Gentili é um criminoso contumaz que faz as vezes de apresentador de televisão. O humorista - e chamá-lo assim é uma benevolência que ele não merece - já admitiu discordar de Bolsonaro em muitas coisas. Uma delas é que Maria do Rosário não merece ser estuprada. Acreditem: dirigida a uma plateia, essa fala arrancou risos.

Henri Bergson (1859-1941) definiu o riso como um ato essencialmente humano, que nos diferencia dos animais e da natureza, incapazes de rir e fazer rir. Segundo o filósofo, o riso é sempre uma prova de humanidade, uma faculdade associada à inteligência.

Para Gentili, o humor é esse lugar onde um homem se sente à vontade para chamar uma mulher de puta e, ao primeiro sinal de protesto ou de ameaça judicial, invocar a liberdade de expressão como anteparo, escondendo-se sob o argumento infame de que tudo não passou de uma piada mal compreendida.

Curiosamente, trata-se do mesmo expediente com o qual Bolsonaro muitas vezes tenta justificar ataques e ofensas. Lado a lado, o humorista apologista do estupro e o presidente que defende torturadores e silencia sobre assassinatos estão em boa companhia. 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?