Logo O POVO+
OAB Solidária em defesa dos direitos sociais
Opinião

OAB Solidária em defesa dos direitos sociais

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vanessa Venâncio 
Presidente da comissão de políticas públicas sobre drogas da OAB Ceará
 (Foto: Vanessa Venâncio )
Foto: Vanessa Venâncio Vanessa Venâncio Presidente da comissão de políticas públicas sobre drogas da OAB Ceará

O projeto OAB Solidária tem a finalidade precípua de realizar periodicamente eventos socioculturais de promoção de direitos fundamentais e cidadania às minorias.

O objetivo maior das ações, a serem encampadas pela Ordem dos Advogados do Brasil nas comunidades carentes de Fortaleza, é a promoção de ações transversais entre as comissões temáticas da OAB Ceará e a pessoa com pouco ou nenhum acesso à cidadania. Ações voltadas à criação, expansão e promoção de políticas públicas, para mulheres, afrodescendentes, povo tradicional e quilombola, LGBTI , idosos, pessoas com deficiência, com integração de pessoas de todas as idades e atividades de vários órgãos públicos e/ou privados parceiros.

Cientes de que somos indispensáveis à administração da justiça e de que a impossibilidade do exercício de direitos constitucionais significa imensa violação, assumimos, coletivamente, o compromisso de atuar pela efetivação de direitos, através de ações comunitárias periódicas, pois a continuidade gera o resultado.

Nossa missão, enquanto entidade de classe, não é só lutar pelos interesses individuais afeitos à categoria, mas também zelar pelo cumprimento da Carta Magna Brasileira e assegurar a manutenção do Estado Democrático de Direito.

Entendemos que no contexto político atual, a OAB é órgão chave para a efetivação dos direitos sociais e individuais, da liberdade, da segurança, do desenvolvimento, da igualdade e da justiça.

A partir da proteção destes valores, poderemos progredir em direção à concretização de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, projetada mediante a existência de harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.

Parafraseando o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, o nosso papel não é só mostrar que existe legislação que protege as minorias e defender esta - é efetivar tal legislação, mas acima de tudo, a Constituição.

Desejamos que a OAB Solidária resgate a humanização de toda a sociedade, em busca do bem-estar do outro, pois a Justiça que promovemos ao próximo é um ato de Justiça que promovemos a nós mesmos. 

 

O que você achou desse conteúdo?