PUBLICIDADE
Jornal

Quem cuida da cidade, cuida das pessoas

Marta Cristina Jucá Policarpo
Presidente da Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (Afim)
Marta Cristina Jucá Policarpo Presidente da Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (Afim)

A Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (Afim) está engajada na campanha nacional 2019 - Ano da Visibilidade dos Fiscais de Atividades Urbanas, lançada pela Federação Nacional dos Fiscais de Atividades Urbanas (Fenafisc). Com tema "Quem cuida da cidade, cuida das pessoas", o objetivo é levar aos cidadãos a reflexão sobre a importância cotidiana da fiscalização para a cidade e para a população.

Após tragédias coletivas de grande comoção social - como a da Boate Kiss, Mariana, Brumadinho e CT do Flamengo -, a primeira responsabilidade cobrada é a da fiscalização. Não coincidentemente são constatadas situações como ocupação de prédio sem autorização, sem 'habite-se', sem alvarás; recomendações e interdições não respeitadas, licenças vencidas. Já as tragédias individuais acontecem todos os dias e, por vezes, são até escondidas pelas autoridades.

Complexa e abrangente, a atividade de fiscalização é essencial para a organização urbana, para promoção da harmonia entre os munícipes e entre estes e os espaços públicos. Garante melhor qualidade de vida, promovendo e protegendo a saúde da população, eliminando e prevenindo riscos à saúde, sendo por essência uma atividade de Estado e não de governo.

Às vezes, a população enxerga os fiscais como adversários e não como agentes públicos cujo dever é proteger as pessoas. Necessitamos de conscientização para cobrar do poder público a estruturação adequada ao trabalho do fiscal, afim de garantir a sua efetividade contínua e coibir a ingerência política nas ações.

A campanha busca, assim, promover a necessária aproximação entre os fiscais e os cidadãos. No dia 20 de fevereiro, em várias cidades do Brasil, os fiscais de atividades urbanas estiveram voluntariamente doando sangue nos Hemocentros, na ação Campanha Sangue Solidário.

Em Fortaleza, batizamos a campanha local de Pré-Carnaval Solidário da Fiscalização, já na sua segunda edição, que aconteceu no Hemoce, sob coordenação da Afim. Agradecemos a todos os fiscais de atividades urbanas e vigilância sanitária e, principalmente, o cidadão fortalezense, que participou desse momento de solidariedade. n

 

Marta Cristina Jucá Policarpo