Logo O POVO+
Quem eu quero ao meu lado
Opinião

Quem eu quero ao meu lado

Edição Impressa
Tipo Notícia
Todos concordam que uma tarefa primordial para começar o ano bem é considerar e investir em relacionamentos. Ouvi certa vez ? e concordei ? que uma boa amizade divide as tristezas ao meio e multiplica as alegrias por dois. Isso confirma outra verdade, a de que "quem tem amigos, tem tudo"! Vale, então, uma pergunta honesta: você está entrando 2019 com amigos ou amigas de verdade ao seu lado?

 

No relato bíblico do Novo Testamento, conhecemos o apóstolo Paulo como um homem de muitas amizades. Em suas viagens pela Ásia Menor do século I, onde hoje é a Turquia e a Grécia, Paulo conhecia muita gente. Nas idas e vindas, ele compartilhava com muitos o evangelho de Cristo, dividia refeições e hospitalidade, lutas e alegrias. Duas amizades, contudo, se destacaram como parcerias preciosas junto ao trabalho cristão na cidade de Filipos. O primeiro era o jovem, Timóteo, um discípulo que estava no início de seu ministério pastoral entre os filipenses. O segundo, Epafrodito, provavelmente um pouco mais maduro do que o primeiro, que servia a Paulo no cárcere romano, suprindo-lhe as necessidades e levando e trazendo a correspondência com a igreja de Filipos. 

 

A relação de amizade entre os três é para nós, no mínimo, inspiradora (veja a carta aos Filipenses, cap. 2). Assim, gostaria de sugerir que em 2019 busquemos ter ao nosso lado cada um desses três tipos de amigos. O primeiro é um amigo do tipo "Timóteo". Alguém que, como Paulo, teremos bem próximo para ser ensinado; alguém sobre quem exerceremos influência. Deixar um legado é primeiramente investir em pessoas (os filhos que o digam!). Precisamos também de um "Epafrodito". Alguém que caminhará ombro a ombro e com quem terei empatia, pois passou pelo que eu passei. Por fim, precisamos caminhar ao lado de um amigo "Paulo". A voz de sabedoria, de instrução e de autoridade sobre a minha vida. A ausência dele compromete os demais relacionamentos.

Dos votos comuns de saúde e paz que se faz para o ano novo, desejo-lhe primeiramente um ano cheio de novas e importantes amizades!

 

Mário Sérgio Levy  

marioslevy@gmail.com 

Pastor da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém

O que você achou desse conteúdo?