Logo O POVO+
A importância de fortalecer a atenção primária
Opinião

A importância de fortalecer a atenção primária

Edição Impressa
Tipo Notícia
Com uma rede de 113 postos de saúde mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, o Programa Médico Família Fortaleza surge como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária. Fortalecimento este que teve início ainda na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio. Até agora, já foram reformados mais de 70 unidades e outras 22 foram construídas, possibilitando que a população tenha mais acesso às equipes da Estratégia da Saúde da Família.

 

Soma-se a isso, o horário de atendimento nos postos de saúde que foi ampliado. Agora, todos abrem às 7 horas da manhã e encerram as atividades às 7 da noite. Além disso, foi informatizado o prontuário do paciente, que permite o acompanhamento histórico pelos profissionais.

 

Também foi resolvida a logística de abastecimento dos medicamentos nos postos, mesmo com o aumento da oferta, a partir do acesso a mais consultas, que resultou no maior número de prescrições. Logo no início do segundo mandato, esse desafio foi resolvido, quando foi instituído o programa de distribuição de medicamentos em centrais nos sete terminais de ônibus.

 

E agora, é chegada a vez de continuar esse fortalecimento, colocando profissionais médicos para atuar na atenção primária. O Programa Mais Médicos do Brasil já disponibilizou 230 profissionais em Fortaleza, mas a capital vem perdendo esses profissionais e o governo federal não tem feito a reposição. Hoje, a perda já chega a 52 médicos.

 

Nesse contexto, o Programa Médico Família Fortaleza visa, prioritariamente, fortalecer e fomentar o interesse de médicos ao trabalho nos postos de saúde. Ele surge como um programa de formação, em parceria com o governo do estado, por meio da Escola de Saúde Pública, em formato de pós-graduação.

 

Bem mais que uma ação de gestão, o programa se constitui como uma política de saúde pública, encaminhado à Câmara Municipal de Fortaleza como projeto de lei. Em 2019, havendo a regulamentação da lei, a expectativa é que em março a cidade, primeira a adotar o programa, ganhe 140 novos médicos.

A saúde é um desafio de todos, mas juntos, com parcerias, estamos fazendo mais pela cidade, o que gera benefícios diretos para a população que mais precisa.

 

Joana Maciel
joana.maciel@sms.fortaleza.ce.gov.br
Secretária da Saúde de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?