Logo O POVO+
Janeiro Branco, do Bom Jardim para Lisboa
Opinião

Janeiro Branco, do Bom Jardim para Lisboa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rino Bonvini
Padre, psiquiatra, missionário comboniano
 (Foto: Igor de Melo)
Foto: Igor de Melo Rino Bonvini Padre, psiquiatra, missionário comboniano

O Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) iniciou suas atividades no Bom Jardim em 1996. O bairro na periferia de Fortaleza é conhecido pelos péssimos indicadores de desenvolvimento humano e pelos altíssimos indicadores de violência e exclusão.

Acolher, escutar, cuidar das pessoas, que buscavam apoio e cura nos grupos terapêuticos, pioneiros no fortalecimento da autoestima, foram os passos que levaram ao desenvolvimento de uma nova metodologia socioterapêutica multidisciplinar.

A Abordagem Sistêmica Comunitária proporciona várias das 29 práticas integrativas e complementares em saúde reconhecidas pelo SUS, como a Terapia Comunitária Integrativa, Biodança, Arte Terapia, Constelação Familiar, Massoterapia, Reiki entre outras terapias elaboradas pela equipe do MSMC.

O aquecimento da comunicação intrapessoal, interpessoal e transpessoal, vivenciada nas várias atividades terapêuticas, gera o campo organizacional necessário para a emergência de novas soluções que levam às pessoas a transformar a dor e o sofrimento psíquico em evolução e superação da crise, com novas decisões e novas perspectivas de vida. O processo de autopoiese comunitária, desperta a capacidade de auto-organização e de homeostasia da comunidade, trazendo à consciência que as soluções dos problemas pessoais e comunitários, já estão presentes, e que podem ser realizadas através da cooperação e do apoio mútuo.

A parceria do MSMC com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza possibilita a cogestão do CAPS Comunitário do Bom Jardim e Residência Terapêutica, oferecendo a oportunidade de cuidados complementares para a população, reduzindo a psiquiatrização da saúde mental.

A Abordagem Sistêmica Comunitária já chegou na Bolívia, Paraguai e Peru e foi reconhecida como inovação em saúde mental pela Mental Health Innovation Network. No próximo dia 23 de agosto, apresentaremos as práticas de saúde mental do MSMC no XIX Congresso Mundial de Psiquiatria em Lisboa.

Do Bom Jardim para Lisboa, partilhando experiências e contribuindo para melhorar a qualidade da Saúde Mental Mundial. n

O que você achou desse conteúdo?