Logo O POVO+
O eleitor-cidadão avalia de A a Z
Opinião

O eleitor-cidadão avalia de A a Z

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Henrique Soárez
Engenheiro eletricista, diretor do Colégio 7 de Setembro e Uni7
 (Foto: Henrique Soárez)
Foto: Henrique Soárez Henrique Soárez Engenheiro eletricista, diretor do Colégio 7 de Setembro e Uni7

Para atuar com responsabilidade o eleitor deve avaliar de Tabata "A"maral a "Z"ema, passando por Bolsonaro, Camilo e Witzel. E precisa ir além de suas áreas de interesse direto. Eu espero avaliar os resultados (e não a retórica!) na educação, economia e, também, segurança e saúde.

Em sua coluna de 4/1/19 Eliane Brum deixa claro que fará oposição irrestrita. Rotula de medíocres os eleitores de Bolsonaro porque foca somente no chauvinista e no ressentido. Escolhe não considerar os que votaram pensando na corrupção, na liberdade econômica, no equilíbrio fiscal e nos privilégios. Prefere não descrever a fotografia completa. Não acho lícito amar ou odiar incondicionalmente um governante. O eleitor consciente irá, ao fim de cada mandato, opinar sobre uma possível reeleição. Vai escolher, dentre opções complexas, o que for mais promissor para o povo brasileiro.

A renovação foi parida pela catástrofe, mas o fato é que trouxe novidades. Estamos em um tempo rico para formar opiniões e acompanhar resultados de novos modelos. Tabata é deputada federal e junto com ela chegaram a Brasília vários outros deputados com sólida formação acadêmica, cabeça jovem e vontade de contribuir para nosso País. E são muitos os territórios a monitorar: agora sabemos que STF e Senado não estão acima de suspeita.

Não basta fugir das fake news, é necessário escolher boas fontes. O eleitor que quiser desempenhar bem o seu papel terá que exercitar seus neurônios. Vamos ouvir Ciro Gomes pela sua inteligência, sem esquecer que ele já é candidato. Devemos também dar preferência ao bom jornalismo. Vale identificar os melhores analistas do estado que Zema governa e considerar o que dizem os técnicos da Embrapa nas questões do meio ambiente. Nas eleições para presidente eu finalmente abandonei um candidato após ouvir a opinião de amigos paulistas sobre o governador deles.

O eleitor cidadão também se manifesta durante os mandatos. Você já colocou seu nome no abaixo-assinado por eleições abertas para a presidência do Senado e da Câmara? Já pressionou seus representantes para declararem seus votos? n

O que você achou desse conteúdo?