Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

Otimismo com 2019: ilusão ou realismo?

01:30 | 28/12/2018
Pesquisa Datafolha diz que Otimismo está em alta na iminência da posse de Bolsonaro.

 

Estimado leitor, você já refletiu sobre como se forjam nossas expectativas acerca do futuro? Compartilho ideias sobre o tema, às vésperas de 2019.

 

A lógica ensina que a razão gera três produtos: conceito, juízo e raciocínio.

 

"Conceito" é a primeira expressão da mente em face de algo, a captura instantânea da identidade de um ente pela inteligência. Surge quando dizemos "é isso". Já o "juízo" é a associação de dois conceitos -"isso é amarelo"- que amplia o conhecimento. O "raciocínio", por sua vez, é operação discursiva que ata sucessivos juízos e permite inferir novas percepções, por exemplo, mediante silogismo (premissa maior, menor e conclusão). Ora, nossa compreensão da realidade pode sofrer falha técnica em qualquer desses atos da razão.

 

Se o conceito for equivocado, o juízo que lhe segue terá a mesma sorte, e o raciocínio que se apóia neles, mesmo que siga regras formais do silogismo, levará a erro. Juízos formulados com associações desconexas levam a ideias falsas. Pois bem, a correção ou erro nesses estágios de apreensão da realidade pode facilitar cenários interiores de otimismo ou pessimismo generalizados.

 

Pré-compreensões equivocadas e paixões também interferem no entendimento. Daí o termo "pre-conceito". Por exemplo, há quem olhe o mundo aprioristicamente por classificações binárias, do tipo opressor-oprimido. Isso prejudica o conhecimento porque embute conceitos prévios como filtros de percepção. Não se trabalha somente com a realidade, mas sobre um imaginário classificatório vinculado a ela. Imagine alguém a olhar para a praia com lentes muito cinzas. Ela verá tudo nesse tom.

 

Nesse sentido, se meus "oponentes" políticos chegam ao Poder, e todos são "opressores", necessariamente serei pessimista. Porque fiz um determinado recorte da realidade e fixei uma qualificação prévia, que me prende a tal juízo.

 

As paixões também fazem que a seleção de dados seja viciada. O passional, como torcedor, escolhe somente dados que confirmem sua preferência. 

 

Portanto, fabrica aparentes análises objetivas, com retórica, se puder.

 

Serve ainda recordar o papel da memória e da imaginação em nossos juízos, também falíveis. Na hora de julgar, a memória traz dados do passado e a imaginação compõe cenários possíveis para o futuro, a partir da avaliação do passado. A questão, leitor, é que muitas vezes nosso retrato do passado está adulterado. Inconscientemente temos memórias falsas ou parciais e nossa imaginação projeta cenários futuros a partir delas. Assim, os que associam Bolsonaro somente às suas frases destemperadas, fato explorado nas eleições, tendem a ser pessimistas. Já os que dão menos peso a isso e se atêm às promessas de segurança, combate a corrupção, desenvolvimento econômico e avaliam a composição técnica de seu ministério, estão otimistas.

 

De todo modo, sempre há um grupo derrotado nas urnas que antepõe o partido ou a ideologia ao País. Esperam que tudo dê errado. Desejam a desgraça do Governo e do Brasil que o elegeu. Comemoram todo incidente ao redor do adversário, e o agigantam. Travestem de "crítica isenta" a distorção retórica de conceitos, juízos e raciocínios. Fazem do pessimismo campanha.

A despeito de tudo, leitor, com otimismo projetamos e vivemos melhor. Temos possibilidade e capacidade para fazer de 2019 um belo ano. Que assim seja. Feliz Ano Novo!

 

Antonio Jorge Pereira Júnior
antoniojorge2000@gmail.com
Doutor e mestre em Direito - USP,  professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unifor  

 

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305