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O cidadão e a ouvidoria pública
Opinião

O cidadão e a ouvidoria pública

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Tipo Notícia
"Nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura" - Aristóteles.

 

Cada vez mais o cidadão procura se inteirar das gestões públicas, exercendo com intensidade a cidadania. Ele tem procurado meios de contribuir e participar, efetivamente, na criação de espaço democrático, lutando sempre por um serviço público de qualidade. Daí ter surgido a ouvidoria (ou ombudsman). São sinônimos. A gestão pública, além de oferecer o serviço, deverá ficar atenta aos anseios e reclamos da sociedade.

 

A ouvidoria existe na Suécia desde o século XVIII, sempre com a função de escutar as queixas contra o poder público. Nos EUA, a função de ombudsman da imprensa existe desde a década de 1960. No Brasil, o primeiro jornal a adotá-lo foi a Folha de S. Paulo, em 1989. No O POVO, a função existe desde 1994, reforçando uma política de relação transparente com o leitor, no qual também se incluem o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo de Leitores.

 

A ouvidoria é um instrumento que permite a efetiva participação do cidadão, acolhendo-o da melhor forma, permitindo que ele expresse o seu pensamento acerca da gestão, através de reclamações, denúncias, queixas, sugestões ou elogios. Devendo este conjunto de demandas ser organizado e transformado em relatórios que irão ficar à disposição dos gestores para que identifiquem e ajustem possíveis pontos frágeis.

 

Portanto, a ouvidoria é um elo entre o cidadão e a gestão, transformando-se num perfeito exercício da cidadania e criando um relacionamento direto entre ambos. As ouvidorias públicas se transformaram num meio de solução de problemas oriundos dos cidadãos, principalmente relacionados aos serviços públicos.

 

As melhorias dos serviços públicos vêm acontecendo com muita intensidade, a partir da atuação das ouvidorias que aproximaram, através do diálogo, a gestão e o cidadão. Hoje, a Prefeitura Municipal de Fortaleza possui ouvidorias setoriais em todas as suas secretarias e vinculadas, sendo constantemente aperfeiçoadas.

 

É dever do ouvidor prestar um atendimento de excelência, garantindo e dando voz, ao cidadão. Esta é mais uma grande vitória da sociedade.

 

Paulo Pinho 

paulopinho45@yahoo.com.br 

Ouvidor-Geral da Prefeitura Municipal de Fortaleza
 

 

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