Logo O POVO+
"Eu sou do banco... do Banco do Nordeste!"
Opinião

"Eu sou do banco... do Banco do Nordeste!"

Edição Impressa
Tipo Notícia
No início dos anos 1980, Luiz Gonzaga, em parceria com Zé Clementino, gravou "Eu sou do Banco". Começa assim: "É que o matuto deu de garra dos papéis / E foi bater no banco de Juazeiro / Tirou dinheiro e comprou cinco vaquinhas / E para tanto contratou logo um vaqueiro..." E canta na sequência: "Eu sou do banco, do banco, do banco... Do Banco do Nordeste, cabra da peste!"

 

De modo singelo, o Rei do Baião destaca o valor deste banco de desenvolvimento, financiador do pequeno. Pede tão pouco: recurso para comprar cinco vaquinhas e contratar um vaqueiro. Avalie a força dessa instituição, fundada há 66 anos com a missão de atuar como o banco de desenvolvimento da região Nordeste, financiando, acima de tudo, esperanças!

Contempla nove estados da federação, cobre 1.990 municípios brasileiros, tem rede de 292 agências e mais de 460 postos de atendimento do Credamigo. As micros e pequenas empresas financiadas geram 54% dos empregos, respondem por 25% do PIB. É o maior financiador, em investimentos e inovação, gerando competitividade e sustentabilidade das empresas.

Banco do Nordeste que é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina. Gestor do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), aplica todo o orçamento conforme possa emprestar, daí a baixa inadimplência. Diferencia-se por atuar na superação dos desafios e na construção de um padrão de vida compatível com os recursos, potencialidades e oportunidades neste chão de País.

 

Injeta anualmente, em média, R$ 30 bilhões na economia nordestina, tem equipe técnica conhecedora das peculiaridades e diversidade regional. Uma fusão com outras instituições fará com que seu papel de promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas regionais seja comprometido. Quem perde? A gente, as empresas, os empreendedores. Perdemos todos.

 

É necessário unir vozes e ações, referendar a importância do BNB como agente transformador da economia, criador de oportunidades, de empreendimentos, do microcrédito, atendendo da dona de casa que vende din-din ao grande empresário, atendo às oportunidades de trazer sua empresa para a região. O Banco do Nordeste não é um favor, é um investimento para um Brasil melhor. Vamos lutar para mantê-lo, pelo bem do povo brasileiro.

 

Assis Cavalcante

assisvisao@secrel.com.br

Empresário, escritor e presidente da CDL Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?