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Escola sem partido, escola com partido
Opinião

Escola sem partido, escola com partido

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Tipo Notícia

O que de fato se deve discutir é a doutrinação e como evitá-la. Precisamos entender que os dois lados da discussão estão imbuídos de ideologia. Sem dúvida existe um abuso doutrinário nas escolas e universidades, mas não se pode superar e reordenar as funções escolares adotando as práticas que condenamos no "outro lado". É necessário humildade para entender que um mesmo fato pode ser visto de diferentes formas.

 

Pavlik Morozov, morto aos 13 anos por sua família após denunciar o pai às autoridades por atitudes "antipatrióticas", foi considerado mártir, com óperas e poemas escritos em sua homenagem na União Soviética. Já a atitude de delação dos pais na Alemanha nazista foi execrada. Dois pesos e duas medidas.

 

O aparelhamento das universidades brasileiras nas áreas humanas nos causa um atraso severo na pesquisa e na produção intelectual. Precisamos criar universidades que sejam capazes de abrigar todos os matizes. Nos primeiros anos de 1980 fiz seleção para o mestrado em grande universidade do nordeste sendo aprovada na prova escrita e no currículo (na ocasião já tinha um livro publicado). Qual não foi meu espanto quando fui reprovada na entrevista?! As perguntas giraram em torno das razões que me traziam a querer vir para o nordeste (!). As vagas eram cartas marcadas. Um ano mais tarde entrei para o mestrado na FGV-RJ e depois o doutorado no exterior. Vamos ter que mudar estas práticas nocivas ao desenvolvimento da ciência no Brasil. Precisamos investir em competência e não em amor partidário.

 

As escolas de nível fundamental e médio vão ter que mudar. Não com cartazes jogando alunos contra professores, mas mudando o sistema de livros didáticos por pesquisas com amplitude bibliográfica, priorizando a cultura geral, o pensamento matemático e o espírito científico. Se as vozes são dos educandos, não há doutrinação, mas disputa honesta de idéias.

 

Na outra ponta, os professores devem dominar o conteúdo com o qual trabalham e devemos priorizar a formação nas teorias de aprendizagem e, acima de tudo, nas metodologias do ensino de cada disciplina.

 

Adriana Oliveira Lima

adri.o.l@hotmail.com

Educadora e escritora

 

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