Logo O POVO+
Desburocratizacao: redução de custos e eficiência do Estado
Opinião

Desburocratizacao: redução de custos e eficiência do Estado

Edição Impressa
Tipo Notícia
Estamos vivendo uma realidade tecnológica que posiciona o Brasil como quarto País do mundo em usuários da internet, mas ocupamos ainda o 44º lugar do mundo no ranking de serviços públicos digitalizados, conforme aferição feita pela pesquisa de governo eletrônico da ONU, que analisa a pontuação de 193 países quanto ao desenvolvimento de governo digital. Temos um País digital e um governo analógico.

 

Segundo documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), "A ineficiência do Estado resulta em bens e serviços públicos de baixa qualidade e em quantidade inferior ao necessário. Como resultado, recursos que poderiam ser investidos na produção são desviados tanto pela maior tributação como pela necessidade do setor privado assumir as responsabilidades do Estado. Ambos impõem custos à sociedade. O Estado brasileiro gasta muito com custeio. Para isso, é necessário reduzir a burocracia, melhorar a capacidade do Estado planejar e executar suas políticas e investimentos, além de aumentar a transparência do setor público."

 

Na esfera federal, o Brasil, nos últimos dois anos, tem feito um esforço significativo para a transformação digital dos serviços públicos e, neste ano, a quantidade desses serviços ultrapassam a marca de 1,8 mil, dos quais 40% são totalmente digitais.

 

O Ministério do Planejamento coordena ações com foco na construção de soluções digitais fomentando a inovação como forma de mudança de cultura e inserção dos servidores nesta onda irreversível e que se constitui na efetivação dos princípios constitucionais da transparência e da eficiência do Estado.

 

É urgente, portanto, que o Ceará adote como política pública prioritária a desburocratização impulsionada pela inovação e uso de tecnologias digitais para a modernização e eficiência do Estado, como diferencial e uma nova vertente do nosso contínuo desenvolvimento.

 

O CIC tem em nossa gestão essa bandeira e se propõe a ser um parceiro a contribuir para essa necessária e urgente mudança cultural, que não apenas simplifique procedimentos, mas que proporcione a confiança e a segurança que todos nós, empresários e cidadãos, almejamos quando investimos.   

 

André de Freitas Siqueira
Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC)
andrefsiqueira01@gmail.com

O que você achou desse conteúdo?