Logo O POVO+
Ceará Científico
Opinião

Ceará Científico

Edição Impressa
Tipo Notícia

A educação básica deve se estruturar pedagogicamente de modo a preparar as pessoas para a vida contemporânea e, ao mesmo tempo, para compreenderem os espectros de um porvir ainda não plenamente revelado. 

 

Com esta premissa, a educação pautada no repasse de informações sobre um saber historicamente acumulado não é suficiente. É preciso ir além. O método científico, definitivamente, precisa estar impregnado nos afazeres que constituem as aprendizagens.

 

Mais do que estudar o que os grandes pesquisadores descobriram e sistematizaram como conhecimento aceito na educação formal, é preciso compreender como suscitaram suas hipóteses, testaram seus preceitos e fundamentam suas conclusões. Mais importante que memorizar o saber, é aprender a aprender.

 

A curiosidade precisa ser estimulada em um processo educativo que tem como princípio a autonomia e cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam a cada pessoa o constante exercício de aprendizagem ao longo da vida. Por conta da dinâmica das verdades, ser capaz de compreender o tempo por meio da prática da pesquisa é o guia para se alcançar a excelência acadêmica e a sensibilidade de adaptação às mudanças que regem as relações sociais e do trabalho.

 

Considerando este quadro para a formação integral das pessoas, a Secretaria da Educação do Ceará apoia iniciativas das escolas que buscam concatenar projetos pedagógicos a fim de proporcionar a vivência de processos de construção do saber a partir da aplicação do método científico, reconhecendo o esforço de sistematização, por parte das crianças e dos jovens estudantes, da pesquisa que fizeram para aquietar ou dar solução, mesmo que provisoriamente, a uma pergunta ou a um problema perturbador.

 

Com este intuito, a Seduc promove o Ceará Científico, evento que reúne a exposição de trabalhos científicos realizados nos ensinos fundamental e médio como forma de estimular o apego ao método científico como indutor da educação emancipadora. A Secretaria financia, ainda, viagens para eventos científicos nacionais e internacionais.

 

Asseguro que pessoas que aprenderam a fazer boas perguntas e dominam bons procedimentos para buscar respostas, são capazes de continuar aprendendo nesta sociedade cada vez mais veloz e desafiadora.

 

Rogers Mendes

rogers@seduc.ce.gov.br

Secretário estadual da Educação
 

 

O que você achou desse conteúdo?