Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

Bolsonaro e Haddad no Natal Sem Partido

01:30 | 21/12/2018
Nas eleições circulou meme no qual se dizia que, em razão das brigas políticas em família, alguns teriam de comemorar o Natal na casa do Bolsonaro ou Haddad. No calor das discussões, houve troca de expressões ofensivas que, como pedras, geraram feridas. Chega o Natal, excelente momento para superar o clima azedo que tenha ficado, teste da maturidade humana e política de cada um.

 

Duas histórias podem nos inspirar a atmosfera interior a partir da qual se pode recuperar, manter e aperfeiçoar relacionamentos, para além de partidarismos.

Vale lembrar da "Trégua de 1914". Durante a Primeira Guerra Mundial, ingleses e alemães definiram dois dias de armistício, a véspera e o dia de Natal. Batalhões deixaram trincheiras e foram a campo trocar lembranças e jogar futebol. Sentiram-se irmanados. Eram humanos, cristãos e patriotas. Tal como a maior parte dos brasileiros que pelejaram nas eleições em lados opostos. Temos mais em comum do que nossas diferenças, além do real interesse em nosso País. Este pensamento pode ajudar a galvanizar chagas e recuperar o clima fraterno. É preciso olhar para além das divergências e alargar horizontes.

 

Também é válido recordar o cenário do primeiro Natal. Por capricho, o ditador local determinara que cada um voltasse à terra de origem para contagem da população. Uma família humilde pega a estrada em pleno inverno e percorre vias perigosas até Belém. Ela está grávida de 9 meses. O filho não foi planejado. Surgiu antes de coabitar com o marido. Ele cogitou abandoná-la mas, ao fim, assumiria a criança "à brasileira". Não havia lugar nas hospedarias. Ninguém se comoveu para lhes ajudar, salvo uma pessoa, que lhes permitiu dormir com seus animais, em um estábulo.

 

Leitor: é ou não é um quadro terrível? Imagine-se ali. Como estaria se sentindo? O que poderiam dizer Maria e José diante de tudo aquilo? "Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?", dizia Guimarães Rosa. Será que nossas escaramuças políticas são equiparáveis?

 

O casal sublimou tudo isso sem uma única queixa. Em meio a circunstâncias duríssimas, viveram a união plena naquela que seria cantada como a "Noite Feliz" por todas as gerações.

 

Qual o segredo da alegria, em contexto tão desolador? Ater-se ao que é mais importante e valioso, muitas vezes esquecido nas narrativas tecidas em clima de mágoa e chateação. Em Belém, viveu-se a dignidade humana em seu ápice. Uma visão encantadora. Algo maior sobrelevaria todas as pendências.

 

A parcialidade e superficialidade cegam e impedem de vislumbrar o melhor de cada um. Pense agora nas brigas tolas. Elas trazem algo de cômico, pelo caricaturesco. Nessa medida, deixe-se rir do ridículo, e assim se depura a memória. Ressalte agora as qualidades e o valor das pessoas com quem você se indispôs. Desarme-se. Vá a campo como alemães e ingleses em 1914. Pratique o fair play. Seja o primeiro a se desculpar. Deseje um Feliz Natal aos que estão sentidos com você ou com quem você se ressentiu. Aproveite a oportunidade para atualizar o melhor de si. Ofereça morada em seu coração a amigos ou parentes que pôs para fora dali.

 

Termino com uma mensagem de Natal que Bolsonaro e Haddad fizeram juntos. Eles ainda não sabem disso. "O momento agora exige que estendamos a mão para os brasileiros e brasileiras, independentemente de partido" (Haddad), afinal, todo Natal nos lembra que paira "Deus acima de todos" (Bolsonaro). Feliz Natal!

 

Antonio Jorge Pereira Júnior
antoniojorge2000@gmail.com
Doutor e mestre em Direito - USP,  professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unifor  

 

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305