Logo O POVO+
As incertezas da véspera
Opinião

As incertezas da véspera

Edição Impressa
Tipo Notícia

O coronel Olympio disputa liderança com a deputada Joyce Hasselman, a que chamou Eduardo Bolsonaro de "o machista da vez". Eduardo incomodou o irmão Flávio por declarações equidistantes sobre o quiproquó do cheque que o motorista dele emitiu à esposa do presidente eleito Jair Bolsonaro que, suspeitam analistas, já inicia a fritura do seu chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, reincidente em denúncia de Caixa 2. Onyx monitora movimentos do General Mourão na equipe de transição. Convencido de que ele age sob orientação do presidente, o vice fustiga o titular ao exigir publicamente uma explicação do motorista de Flávio, irmão do mesmo Carlos Bolsonaro - coincidência? - que espalhou nas redes sociais que "a morte do presidente interessa a gente que está perto", óbvia referência ao vice que articula a base militar para reduzir os espaços do ministro da Economia, o liberal Paulo Guedes, aquele que ameaçou dar "uma prensa no Congresso" em cujas eleições para as mesas diretoras o presidente jurou não interferir, mas o filho Eduardo desmentiu num bate boca de Whatsapp, revelando manobras contra Rodrigo Maia. Ufa!

 

Há um responsável pelos fatos descritos: o chefe de todos eles. A inaptidão do presidente eleito para o exercício perspicaz e diligente da liderança salta aos olhos. Preocupante também é seu despreparo intelectual, já confessado, para arbitrar sobre aspectos técnicos de governo, conferindo a atores demissíveis força própria que só o eleito pode ter. Bolsonaro não pode terceirizar a cadeira de presidente. Conflitos de interesses e disputas por espaço são episódios comuns à vida pública. Contudo, sem boa gestão, a fogueira das vaidades pode chamuscar o governante.

 

Juro: eu queria estar mais otimista com um governo onde o chanceler desdenha da força da China e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos professa que é hora de sua igreja governar o Brasil. Mas os fatos me recomendam maior prudência. E, sim, há testemunhos de que o silêncio de Sérgio Moro na última semana foi ouvido a léguas de distância.

 

Ricardo Alcântara  

fortaleza.ricardo@gmail.com

Escritor e publicitário

 

O que você achou desse conteúdo?