PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

As Zedus e a Fortaleza de oportunidades

21/11/2018 01:30:00
Regulamentadas pela Lei de Uso e Ocupação do Solo, as Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica, Zedus, são constituídas por 23 áreas no município de Fortaleza destinadas à implementação e/ou intensificação de atividades socioeconômicas.

 

Estas zonas visam, principalmente, o aumento da densidade urbana em áreas específicas da cidade ao incentivarem, por meio da promoção de incentivos fiscais de IPTU, ITBI e ISS, da flexibilização de parâmetros urbanísticos e da possibilidade do setor de comércio e serviços funcionar diuturnamente, o desenvolvimento de novos empreendimentos e investimentos do setor privado nestas áreas.

 

As Zedus representam aproximadamente 12% do território do município, são constituídas por trechos de mais de 60 bairros e são formadas tanto por bairros mais desenvolvidos, como Aldeota, Meireles e Varjota, como por bairros que possuem baixo IDH, como Planalto Ayrton Senna e Jangurussu.

 

Um ano após a implementação das Zedus, dos mais de 12 mil novos negócios que surgiram em Fortaleza, quase 30% destes se encontram nestas zonas âncoras da cidade. Isto também pode ser observado no setor da construção civil, onde 65% dos alvarás de construção emitidos em Zedus são voltados à atividade de comércio e serviços.

 

A implementação das Zedus foi de extrema relevância para o município, uma vez que estimula ao máximo a ocupação de áreas da cidade subutilizadas, porém, vocacionadas economicamente, dotadas de infraestrutura, incentivando maior concentração da população nestas zonas e evitando o crescimento em áreas menos estruturadas da cidade. O resultado é a concentração do adensamento urbano em zonas específicas e preparadas estruturalmente para se desenvolverem social e economicamente.

 

Ao se encorajar o desenvolvimento econômico das Zedus estimula-se a redução no deslocamento entre moradia e trabalho/estudo/lazer, mais gente na rua, mais sensação de segurança, mais vitalidade urbana e sentimento de pertença do cidadão em relação à cidade.

 

Águeda Muniz 

agueda.muniz@fortaleza.ce.gov.br 

Titular da secretaria municipal de urbanismo e meio ambiente - Seuma

 

TAGS