Logo O POVO+
A Ordem é Renovar
Opinião

A Ordem é Renovar

Edição Impressa
Tipo Notícia
A advocacia é a única profissão liberal prevista na Constituição Federal de 1988. O advogado é, portanto, essencial ao sistema de Justiça. Não pode haver Poder Judiciário sem a participação de um advogado. Temos de nos orgulhar da profissão que escolhemos para a vida. Mais que essencial para o proferimento de uma decisão judicial, é uma profissão importante para a sociedade.

 

No entanto, não é de hoje que a advocacia cearense está desguarnecida de atenção por parte da OAB Ceará. Tal realidade tem levado à míngua e diminuído a relevância da advocacia. Se historicamente a OAB não se furtou de participar dos principais debates sociais, que envolveram direitos e garantias fundamentais, hoje em dia se esconde do debate, se apequena ante às principais questões sociais.

 

Não podemos aceitar uma Ordem pequena, acovardada, comprometida com conchavos políticos e palacianos. Não podemos ser representados por uma OAB escondida, tímida, que não enfrenta questões cuja necessidade de enfrentamento bate à porta.

 

A advocacia e a sociedade querem e merecem uma OAB altiva, com vez e voz, que percorra e esteja efetivamente presente nos quatro cantos do Estado do Ceará. Que compareça ao bom debate quando envolver direitos sociais. Que jamais recue em razão de interesses outros.

 

É por essas razões que renovar é preciso! A advocacia precisa enxergar a importância dessa renovação, de se buscar uma frente diferente de combate em busca dos interesses da classe, mas também na defesa dos interesses sociais.

 

É em busca desse novo caminho que acreditamos ser possível trilhar que lançamos a chapa "A Ordem é Renovar". As eleições se avizinham e novamente a advocacia tem a chance de vislumbrar uma perspectiva diferente para a classe, que saia do mais do mesmo e aposte em uma visão em desconforme com tudo o que foi feito até agora.

 

Queremos retomar a OAB do local de onde ela parou. Precisamos aprumar o rumo da Ordem dos Advogados não somente como uma entidade preocupada com os interesses da classe, mas que trave lutas também pelos direitos sociais. A nossa bandeira mais do que nunca deve ser a da cidadania, da sociedade e da democracia. É por isso que é preciso renovar.

 

Regina Jansen

regina@jansenlousada.com.br
Advogada, candidata à Presidência da OAB-CE - Chapa A Ordem é Renovar
 

 

O que você achou desse conteúdo?