Logo O POVO+
25 anos depois, a fome ainda é uma realidade
Opinião

25 anos depois, a fome ainda é uma realidade

Edição Impressa
Tipo Notícia
Em 1993, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, encabeçou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. Com o lema "Quem tem fome, tem pressa", vários comitês de Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida formaram-se pelo País para realizar a Campanha Natal sem Fome.

 

É neste contexto que surge, em 07 de julho de 1993, o Comitê de Ação da Cidadania dos Funcionários do Banco do Nordeste, hoje Instituto Nordeste Cidadania (Inec), comitê estadual no Ceará. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania transformou-se no movimento social mais reconhecido do Brasil. Hoje são cerca de 200 comitês em 17 estados e no Distrito Federal.

 

Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas pela Campanha 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando 3.035.127 famílias. Por conta de políticas públicas implementadas no País que ajudaram a reduzir a fome extrema em 54% (segundo dados da ONU), o foco da Campanha mudou e, entre 2006 e 2010, foram distribuídos 2.300.000 brinquedos e 500.000 livros em todo o Brasil.

 

Em 2014 o Brasil saiu do Mapa da Fome (relação dos países que têm mais de 5% da população ingerindo menos calorias que o recomendável). Porém, desde o ano passado, corre o risco de voltar. Dados recentes divulgados pela Pnad Contínua, do IBGE, sinalizam um aumento da extrema pobreza no País em cerca de 11% de 2016 para 2017 (de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas). Tal incremento da pobreza extrema poderá, sim, refletir no aumento do número de pessoas que passam fome no País.

 

Assim, em 2018, o movimento Ação da Cidadania completa 25 anos de luta e retoma suas origens, realizando a maior Campanha Natal sem Fome de todos os tempos, com meta de duas mil toneladas de alimentos a serem arrecadados em todo Brasil. O objetivo é formar uma grande rede de solidariedade em prol da segurança alimentar, sensibilizando a sociedade para a doação proporcionar um Natal diferente às famílias em situação de extrema pobreza; além de denunciar, mais uma vez, a situação de fome de uma grande parte da população brasileira e cobrar políticas públicas do Estado para resolver a questão.

 

Helda Kelly dos Santos Pereira Lima

helda@inec.org.br

Diretora Administrativa Socioambiental do Instituto Nordeste Cidadania
 

 

O que você achou desse conteúdo?