Há algum tempo a China enfrentou seu problema educacional, apesar de muitas pessoas ainda em extrema pobreza, hoje ocupa a 3ª posição em inovação, enquanto o Brasil estancou na 34ª colocação.
O desafio emergencial pede atenção às crianças na faixa etária de zero a dez anos, sem esquecer os demais. O modelo de implantação deve focar, com prioridade, nos municípios com população a partir de 50 mil habitantes. Com início imediato naquelas a partir de 150 mil habitantes. O voucher, na prática, deve ser destinado às mães ou aquelas responsáveis por seus dependentes. A escola, independente de pública ou particular, receberá a transferência de renda.
O voucher educação se dará em suas diversas configurações, de acordo com o público, tais como, voucher seguro-desemprego, voltado aos pais desempregados, voucher para alunos com deficiência, para escolas de formação de carreira militar, para formação técnico-profissional, para educação em creche e infantil, para educação integral, para alunos da rede pública em seu contraturno. As modalidades serão destinadas de acordo com a faixa de renda, incluindo as famílias cujas mães se encontram ativas no mercado de trabalho.
Airton de Almeida Oliveira
profaiirton@gmail.com
Presidente do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará ediretor da Federação Nacional das Escolas Particulares