Logo O POVO+
Voucher educação: recurso de cidadania
Opinião

Voucher educação: recurso de cidadania

Edição Impressa
Tipo Notícia
A atual eleição presidencial apresentou uma proposta de resposta imediata a quem necessita de escola. Falo do voucher educação, programa revestido de forte impacto social, destinado aos alunos com renda familiar per capta de três salários mínimos. Na comunidade de educadores, pesquisadores e conselheiros tutelares, a iniciativa representa importante possibilidade ao atendimento daqueles que continuam fora da escola. O voucher será o instrumento reparador da baixa qualidade da educação nacional, além de corrigir a pífia 3ª posição na taxa de abandono escolar quando comparado aos 100 países com maior IDH. No Brasil, educação é uma pauta em espera, cuja ausência tem demonstrado graves consequências ao cidadão, quando busca o mercado de trabalho.

 

Há algum tempo a China enfrentou seu problema educacional, apesar de muitas pessoas ainda em extrema pobreza, hoje ocupa a 3ª posição em inovação, enquanto o Brasil estancou na 34ª colocação.

 

O desafio emergencial pede atenção às crianças na faixa etária de zero a dez anos, sem esquecer os demais. O modelo de implantação deve focar, com prioridade, nos municípios com população a partir de 50 mil habitantes. Com início imediato naquelas a partir de 150 mil habitantes. O voucher, na prática, deve ser destinado às mães ou aquelas responsáveis por seus dependentes. A escola, independente de pública ou particular, receberá a transferência de renda.

 

O voucher educação se dará em suas diversas configurações, de acordo com o público, tais como, voucher seguro-desemprego, voltado aos pais desempregados, voucher para alunos com deficiência, para escolas de formação de carreira militar, para formação técnico-profissional, para educação em creche e infantil, para educação integral, para alunos da rede pública em seu contraturno. As modalidades serão destinadas de acordo com a faixa de renda, incluindo as famílias cujas mães se encontram ativas no mercado de trabalho.

 

Airton de Almeida Oliveira 

profaiirton@gmail.com 

Presidente do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará ediretor da Federação Nacional das Escolas Particulares

 

O que você achou desse conteúdo?