Logo O POVO+
Tecnologia a serviço da transformação de realidades
Opinião

Tecnologia a serviço da transformação de realidades

Edição Impressa
Tipo Notícia

Incentivados pela internet e o poder de compartilhar informações, os chamados makers estão protagonizando uma nova Revolução Industrial. O movimento maker está nas casas, nas salas de aula e nos laboratórios equipados com máquinas de fabricação digital, tornando a lógica Do It Yourself (Faça Você Mesmo) um fenômeno tecnológico e coletivo.

 

O princípio dessa cultura, de que qualquer pessoa pode consertar, modificar, criar e produzir objetos com as mãos, é a real alternativa para propiciar transformações sociais, através do engajamento do público infantojuvenil.

 

É nesse contexto que o LABInec está inserido. Iniciativa lançada no Bom Jardim na última segunda-feira (15) pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com a BSQ Inova, o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e a Sodexo, o LABInec é um espaço colaborativo voltado para crianças de 10 anos e adolescentes de 14 vindos de escolas públicas, que poderão se reunir para realizar projetos de inovação.

 

No LABInec, 120 crianças participarão de uma formação de quatro meses em Iniciação à Robótica e Jogos Digitais. O objetivo é despertar os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. Como resultado, espera-se que as crianças desenvolvam habilidades que serão fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro.

 

Se com apenas um celular os fazedores podem criar aplicativos e, reunidos em espaços coletivos eles estão criando soluções para problemas maiores. Na África, jovens quenianos criaram incubadoras para hospitais de Nairóbi. No mundo já são mais de 550 Fab Labs (espaços de criação), 22 deles em cidades brasileiras como São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Recife.

 

Com o LABInec, as crianças das nossas periferias se articularão com esse movimento mundial e terão a chance de visibilizar e criar soluções também para os problemas das suas comunidades. É um espaço com alto potencial para elas exercerem um papel cívico. É a reinvenção na forma de aprender e de fazer cidadania. Essa cultura permeará o fazer dessas crianças, tornando-as agentes causadores e transformadores de sua realidade.

 

Stélio Gama

opovo@opovo.com.br

Diretor-presidente do Instituto Nordeste Cidadania

O que você achou desse conteúdo?