Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

A expectativa da economia brasileira nos próximos 4 anos

01:30 | 24/10/2018

Entrando em reta final do período eleitoral ficamos nos perguntando sobre os possíveis cenários que se definem diante do horizonte. É fato que vivemos mais uma eleição no País onde o foco foi muito mais nas pessoas do que nas propostas e, consequentemente, o dualismo se instalou.

 

Mas e agora o que podemos esperar para os próximos quatro anos?

Neste momento, a racionalização é o melhor caminho. Nas últimas pesquisas de segundo turno o candidato à Presidência pelo PSL lidera as intenções de votos, o que tem animado o mercado, mas, mesmo assumindo, os desafios são enormes pela frente.

 

Boa parte das propostas apresentadas por Bolsonaro tem como premissa a aprovação do Congresso Nacional. Para isso, será necessário aderir a um discurso mais ameno para convencer os partidos que têm maior peso, caso contrário isso poderá limitar sua governabilidade a longo prazo e prejudicar sua pauta mais reformista.

 

Se esse isolamento se concretizar será um problema para o mercado. Do outro lado, mesmo com probabilidade menor, o candidato pelo PT, já no início do segundo turno remodelou sua campanha por um discurso mais brando.

Com o objetivo de conversar com uma parcela ainda indecisa e mostrar menos vinculação com seu ícone de campanha, ainda continua prezando pelo aumento da participação do Estado na economia.

 

Sua maior dificuldade em uma possível vitória seria convencer o mercado de que de fato sua proposta de governo irá tirar o País de uma situação muito frágil, por isso seu plano não agrada ao mercado financeiro.

 

Nos dois cenários há pontos de dúvidas quanto à capacidade de governabilidade. Sendo o primeiro com proposta mais sólidas para a economia do País.

 

Já é consenso no mercado financeiro que o caminho de reformas é o mais adequado para nossa situação. O fiscal está por um fio e os movimentos globais recentes vividos pela Turquia e Argentina impactam em como o mundo olha para o Brasil. Resolver nosso déficit fiscal vai ajudar bastante.

 

Nosso momento econômico é delicado e claro que nenhum extremismo vai ajudar no momento atual. Mais uma vez fica o aprendizado de que precisamos de maior maturidade nas propostas e debates políticos independente do lado.

 

Thomaz Bianchi

thomazbianchi@conceitoinvest.com.br 

Especialista em Finanças

 

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305