Logo O POVO+
Qual dos dois você quer?
Opinião

Qual dos dois você quer?

Edição Impressa
Tipo Notícia
Chegamos a um momento da vida política nacional em que os brasileiros, indignados com seus políticos e governantes, vão decidir, em outubro próximo, muito mais contra alguma coisa e, não necessariamente, em favor de alguma proposta.

 

A eleição tende a ser disputada entre Bolsonaro e Haddad. O primeiro representa a indignação do povo contra as esquerdas incompetentes e desonestas que estiveram no poder durante 14 anos. Bolsonaro não é o criador dessa onda de indignação generalizada, mas ele surfa nessa onda e é empurrado por ela, conforme bem disse o jornalista William Waak.

 

Segundo o jornalista, o candidato da direita parece responder melhor que os demais aos imperativos urgentes da sociedade. A violência cresce a cada dia. 

 

A família é ameaçada. A economia desabou e as empresas estatais foram assaltadas e empobrecidas. E o eleitorado quer uma solução rápida, não se dando conta da magnitude dos problemas que, segundo os analistas, não comportam respostas com efeitos de curto prazo.

 

Haddad, por outro lado, está apoiado pelas esquerdas e por aqueles que têm contas a prestar diante da Justiça. Ele é, além disso, o representante fiel do chefe do PT que está preso por crime de corrupção e que, ainda, responde a inúmeros processos na Justiça brasileira.

 

O Brasil está, portanto, diante de duas opções. A primeira é confiar o País a um político de origem militar, sem aparente envolvimento na corrupção, isolado da quase totalidade dos políticos e dos partidos e disposto a enfrentar, com bravura, a violência reinante e, ainda, a dar continuidade às investigações em torno dos bandidos que destruíram a nação. O risco, sem dúvida, serão os choques que poderão ocorrer e abalar a estrutura da nossa democracia, já semi destruída, caso não haja prudência das partes.

 

Haddad é a segunda opção. Como muitos do seu partido, está denunciado pela PGR por crime de corrupção. Sua candidatura objetiva tão somente entregar, de novo, o Brasil ao grupo que o saqueou durante 14 anos. Lula, condenado, será indultado e ditará as regras para o País. A Lava Jato seria encerrada e o PT, segundo José Dirceu, adotaria a radicalização que deveria ter adotado no passado. A democracia, neste caso, corre sérios riscos.

 

Enfim, fica a pergunta: qual dos dois você quer ?

 

Pedro Henrique Chaves Antero  

phantero@gmail.com 

Professor de Ciências Políticas

O que você achou desse conteúdo?