Logo O POVO+
Informações sobre saúde não precisam de máscaras
Opinião

Informações sobre saúde não precisam de máscaras

Edição Impressa
Tipo Notícia
Informações sobre saúde não precisam de máscaras

Por dois dias, durante o Workshop Trends in News,organizado pela Embaixada dos Estados Unidos, ouvi como especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano conseguem, estrategicamente, informar à população sobre saúde. A prioridade é prevenir, mostrar riscos, esclarecer dúvidas, levar ao conhecimento de todos os dados e as pesquisas existentes sobre o tema.

 

Conforme a pesquisadora Susan Robinson e a comunicadora Amy Dubois, ambas do CDC, para alcançar esse objetivo são utilizados vocabulários e ferramentas que consigam, efetivamente, transmitir a mensagem necessária para que epidemias e desastres sejam minimizados. Sem dúvida os interesses políticos compõem a instituição. Mas bem diferente do Brasil, quando o assunto é informação e relação com a imprensa, parece que o bem comum consegue ir um passo à frente.

 

Estabelecer relação de confiança com as autoridades locais, baseada em uma validação das informações junto à imprensa. Evitar ruídos de comunicação, expondo já "de cara" o que as pessoas querem e precisam saber sobre determinada doença, por exemplo. Repetir as informações necessárias, mas 

com novas visões, que contemplem a cultura e o risco iminente.

 

E o principal: fazer valer leis que garantem o fornecimento de dados estatísticos à imprensa e, consequentemente, à população. Sem meio-termo, sem culpas tripartite (com afirmações do tipo: "isso é responsabilidade do Município, do Estado ou da União"). As pesquisas sobre determinadas doenças, como o terror do zika, por exemplo, não freiam quando o número de casos diminuem. A orientação é descobrir de onde vem, o porquê e quais as novas potencialidades do vírus.

 

Uma lição aos muitos órgãos públicos de saúde brasileiros, que protagonizam releases destacando os recursos investidos contra uma doença que já afetou milhares de pessoas. Que esperam a demanda da imprensa para dar conta da falta de acesso às vacinas. Que afirmam não dispôr de dados porque os guardam para que apenas o gestor divulgue.

 

Saúde deve ser prioridade, sem máscara, com o alarde necessário e com o foco sempre no bem estar da população. Não nos interesses políticos de uma ou outra gestão.

 

Sara Oliveira 

saraoliveira@opovo.com.br

Jornalista O POVO

O que você achou desse conteúdo?