Logo O POVO+
Escolas Associadas da Unesco
Opinião

Escolas Associadas da Unesco

Edição Impressa
Tipo Notícia
"Inovação Pedagógica: transformar a escola para transformar o futuro". Com este tema o Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA Unesco) no Brasil encerra neste dia 14, seu Encontro Nacional das Escolas Associadas em Salvador.

 

São cerca de 800 educadores participando deste congresso, que, assim como descreve a coordenadora PEA Brasil, Myriam Tricate "O Encontro Nacional é mais do que um evento - é a maior ação do PEA, aquela que representa o nosso propósito, nossa missão e nos mostra onde todos podemos chegar, trabalhando juntos, unindo nossos corações, nossa inteligência e nossa vontade de mudar o mundo."

 

O programa foi criado em 1953 pela Unesco, com a missão de promover uma posição compartilhada para melhorar a qualidade da educação segundo critérios definidos no âmbito da paz, direitos humanos, sustentabilidade e da qualidade de vida. O programa propõe que as Escolas Associadas incorporem esses critérios como norteadores do seu projeto pedagógico.

 

O PEA Unesco é uma rede de escolas presente em mais de 180 países, com mais de 10 mil com o selo de Associadas. No Brasil, já são 361 escolas, que retratam a diversidade da nossa educação, reunindo escolas públicas e privadas, grandes e pequenas, urbanas, rurais, indígenas e quilombolas. Aqui, no Ceará, o Colégio Antares é uma dessas escolas, certificada desde 2010, em virtude do seu histórico de atividades que valorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a cultura de paz.

 

Oxalá todas as instituições que trabalham com educação, sintam-se associadas a toda e qualquer iniciativa comprometida com a construção de um mundo melhor, de pessoas mais engajadas na sustentabilidade do nosso planeta, no respeito às diferenças e numa busca incessante por uma paz tão ferida pela desigualdade social e econômica.

 

Que venham muito mais inovações pedagógicas, para mais transformar as nossas escolas, os nossos educadores, nossos alunos, e assim transformar o futuro... desde já, desde agora, no presente.

 

Ivan Rodrigues 

ivanrsf@terra.com.br 

Psicólogo e educador

O que você achou desse conteúdo?