Logo O POVO+
É inovando que se moderniza: oportunidades & parcerias
Opinião

É inovando que se moderniza: oportunidades & parcerias

Edição Impressa
Tipo Notícia
Nos últimos tempos, têm surgido no Ceará uma série de oportunidades de investimentos em inovação e pesquisa aplicada. Nesse cenário, as ações voltadas para o mercado têm favorecido ainda mais a integração entre a academia e as empresas.

 

As instituições têm implementado editais de fomento e financiamento para potencializar a inovação e a pesquisa aplicada. Como por exemplo, o lançamento do edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap - Inovafit fase 2/2018. Por meio deste edital, será destinado R$ 10 milhões para projetos inovadores de produtos ou processos, em áreas prioritárias para o Estado. Ainda na linha de fomento à inovação, o Banco do Nordeste (BNB) lançou recentemente, o edital Fundeci 02/2018 - Subvenção Econômica, cujo objetivo é promover o desenvolvimento tecnológico, a validação e a difusão de tecnologias compatíveis com particularidades regionais. Outro destaque, é o programa Corredores Digitais realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo de base tecnológica nas startups cearenses.

 

No âmbito da academia, tem-se através dos parques tecnológicos, polos de inovação, além de todo o conjunto de laboratórios, espaços para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e inovação em atendimento às demandas empresarias. Cita-se o Polo Embrapii de Inovação Fortaleza do IFCE (PEIFCE) que até o momento desenvolveu projetos no valor total de R$ 17.468.053,12. Salienta-se que 74% das empresas em parceria com o PEIFCE são cearenses.

 

Essas iniciativas e editais disponibilizados pelas instituições citadas, somadas às ações desenvolvidas pela Academia, Federação da Indústria do Ceará, demais órgãos estaduais e municipais têm favorecido a implementação de ações e políticas relacionadas à inovação no Ceará.

 

Cristiane Borges 

cristiane.borges@polodeinovacao.ifce.edu.br 

Diretora do Polo de Inovação Fortaleza IFCE/Embrapii

 

O que você achou desse conteúdo?