Logo O POVO+
As chances de Ciro Gomes
Opinião

As chances de Ciro Gomes

Edição Impressa
Tipo Notícia
Há dois meses, acreditava-se que a candidatura de Ciro Gomes estaria fadada ao fracasso. As negociações com o "centrão" não vingaram e a aliança com o PSB e o PCdoB fracassou. Contudo, com a intensificação dos debates e início da propaganda eleitoral, as chances de Ciro voltaram a subir. O ex-governador cearense aproveitou a oportunidade para redobrar sua presença nas regiões Norte e Nordeste. A indefinição do PT colaborou para o crescimento das intenções de voto. Nesse momento, Ciro enfrenta uma situação delicada na sua empreitada para ocupar o Palácio do Planalto: disputar com Fernando Haddad na região que mais apóia o lulismo.

 

O desafio é extraordinário. Lula e o PT prepararam um projeto de transferência eleitoral. O foco principal é a população mais pobre da região Nordeste. A memória do lulismo está sendo acionada e canalizada para a campanha de Haddad. As últimas pesquisas (IBOPE e DATAFOLHA) apontam que essa estratégia está funcionando muito bem. É inegável que, comparado ao PDT, o PT tem mais estrutura e capilaridade para tamanha missão. Obviamente, Ciro conhece essas veredas e sabe que o crescimento de Haddad significa distanciar-se do segundo turno. Mirar no ex-prefeito e apontar suas limitações é, sem dúvida, um caminho arriscado. Entretanto, não se vislumbra outra trincheira. A migração de parte do eleitorado de Marina é uma incógnita decisiva.

 

Na contramão do que muitos analistas afirmam, o pedetista não deverá depositar todas as fichas no Nordeste. A imagem de político moderado trouxe bons frutos, porém, uma mudança de rumo é necessária e urgente. É possível que tente atrair o eleitorado que ainda não se identificou com as candidaturas de Alckmin e Meirelles. O objetivo de Ciro é defender a tese de que é o mais preparado para enfrentar Bolsonaro em um eventual segundo turno, possuindo, inclusive, mais experiência no jogo da governabilidade. Nesse caso, o voto útil seria acionado no primeiro turno. Se conseguir vender a narrativa de liderança que busca redefinir os termos do lulismo, Ciro Gomes reverterá o quadro, permanecendo na disputa. Paradoxalmente, o antipetismo pode beneficiá-lo. Vai depender do discurso cirista e do ritmo de crescimento de Haddad.

 

Cleyton Monte 

cleytonufc@hotmail.com 

pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) e membro do Conselho de Leitores do O POVO

 

O que você achou desse conteúdo?