Logo O POVO+
Senso do Propósito
Opinião

Senso do Propósito

Edição Impressa
Tipo Notícia

Haroldo Rodrigues Jr.

haroldo@in3citi.com

Sócio Fundador da Investidora de Impacto in3citi


É senso comum que o futuro irá requerer um equilíbrio do mercado para atender demandas reais da sociedade e do planeta, e atuar em conjunto com governos e sociedade civil oferecendo mais e melhores oportunidades de escolha e qualidade de vida para todos.


Porém, é necessária uma reflexão dos atores interessados nessa agenda e, assim, testar na prática os diferentes formatos de apoio das empresas - qualificação da rede de parceiros, aceleração do processo de inovação e na forma como têm endereçado temas estratégicos para o sucesso da operação - com os negócios de impacto que demandam investimentos, acompanhamentos e conexões com mercados.


Infelizmente, tais formatos ainda não foram compreendidos pelos atores. Sei bem que esse é um começo de conversa, principalmente quando se dirigem os olhos para a desigualdade da nossa gente.


A exploração irresponsável dos sistemas naturais, a violência gerada pela falta de oportunidades e a falta de acesso à educação são questões que podem atrapalhar o desenvolvimento econômico e social no futuro, dificultando também a prosperidade de empresas.


São nítidas algumas motivações para conectar empresas ao campo dos investimentos e negócios de impacto. Ouso colocar uma em destaque: revisar ou fortalecer o propósito.


Larry Fink, presidente da BlackRock, maior empresa de investimentos do mundo, gestão de US$ 6 trilhões, na sua carta de 2018, A sense of Purpose, às lideranças das maiores empresas do mundo, declara: “(...) para prosperar ao longo do tempo, as empresas não devem apenas obter um bom desempenho financeiro, mas também assegurar que contribuam positivamente para a sociedade, agregando à sua missão metas claras de impacto socioambiental”.


A partir dessa motivação, os negócios de impacto podem ser uma forma de gerar diferencial competitivo, economia de recursos, engajamento interno e retenção de talentos para a sua organização. Basta ver o sucesso de algumas startups Alencarinas de impacto: agenda edu, WiseGo, Be’cause, entre outras.


O Senso do Propósito é um caminho sem volta, é experimentar o futuro já!

 

O que você achou desse conteúdo?