Logo O POVO+
No Ceará o mar é para todos
Opinião

No Ceará o mar é para todos

Edição Impressa
Tipo Notícia

Onélia Leite de Santana

onelia.santana@stds.ce.gov.br

Psicopedagoga, primeira-dama do Estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil – CPDI


Julho é um mês muito aguardado por todos. É tempo de férias, de sol e de mar. O Ceará é um estado com um dos litorais mais bonitos e procurados do Brasil e a praia faz parte fortemente da nossa identidade cultural. Para proporcionar o acesso igualitário nesse espaço público e ampliar a inclusão social, o Governo do Ceará idealizou o Projeto Praia Acessível, ação que promove o acesso de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. A iniciativa oferece espaço de lazer com esteira em direção ao mar, piscinas para crianças, quadra para a prática de vôlei, banheiro acessível, tendas e cadeiras anfíbias. Conta ainda com profissionais da prefeitura e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros treinados para o auxílio das atividades, além de estacionamento preferencial aos banhistas.


O projeto, voltado também para crianças com deficiência, faz parte do Programa Mais Infância Ceará, vinculado ao Gabinete da Primeira-dama no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar e da socialização com a comunidade.


O Praia Acessível teve início em março de 2016, na Praia de Iracema, e conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Hotel Sonata. Em maio de 2018, inauguramos a Estação da Praia do Cumbuco, em parceria com a Prefeitura de Caucaia e o restaurante Cumbuco Beach, facilitando a participação dos usuários de todo o Litoral Oeste. Até o momento, a iniciativa atendeu cerca de 3500 pessoas. As estações têm funcionamento de quarta a domingo, de 9h às 13h e na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funcionam diariamente, no mesmo horário.


O pioneirismo dessa ação no Estado fortalece as políticas públicas de inclusão social e de acessibilidade garantindo o direito fundamental à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de bens culturais em formato acessível, como previsto na Lei Brasileira de Inclusão.


O projeto realiza sonhos como o de Cecília, de seis anos, impossibilitada de andar por uma má formação congênita, viajou de Belo Horizonte a Fortaleza para tomar o seu primeiro banho de mar.

 

O que você achou desse conteúdo?