Logo O POVO+
Um convite
Opinião

Um convite

Edição Impressa
Tipo Notícia

Gostaria de começar este artigo com uma pergunta: quem cuida de você quando está doente?  

Diante dessa questão, normalmente surgem algumas respostas conhecidas. Minha mãe, meu marido, minha irmã, meu médico, meu plano de saúde, o governo, o posto de saúde, o centro espírita, a benzedeira, ou nos casos mais solitários, coitados ou autossuficientes, a resposta é: ninguém.
 

A doença tem essa característica, de alguma maneira nos coloca necessitados da energia e atenção de um terceiro. Seja ele uma pessoa, uma instituição ou mesmo um sistema de saúde. É também um produto com inúmeros sub-produtos e sustenta todo um mercado que cresce na proporção em que adoecemos.
 

Mas considerando que a doença nada mais é do que a ausência da saúde, eu gostaria de fazer outra pergunta: quem cuida da sua saúde ?
 

Diferente da primeira, a segunda pergunta não costuma ser tão rapidamente respondida. É comum um silêncio desencaixado, às vezes um sorriso amarelo ou uma mea culpa que confessa excessos e compensações.
 

Venho convidar a todos a tratarmos desse tema de uma maneira mais madura e autorresponsável. Um olhar justo e honesto deflagra que entre a doença e a saúde está a capacidade íntima e individual de cada um em cuidar de si. Corpo, mente e emoções. Mais profundamente ainda estou falando de autoamor.
 

Mas porque é tão difícil cuidarmos de nós mesmos? O que ganhamos quando estamos doentes?
 

Foi em meio a todas essas perguntas que cheguei no autoconhecimento. Conhecer a si é o melhor remédio (arrisco a dizer o único caminho) para transitarmos da doença para a verdadeira saúde. Investigar na biografia pessoal tudo o que nos foi ensinado, tudo o que experienciamos e entendemos a respeito de cuidar e ser cuidado é o ponto de partida.
 

Eu sou uma entusiasta da Saúde, acredito que ela é a expressão natural do ser humano que pode amar a si e ser grato pela vida. Estarei no Festival Vida&Arte facilitando uma vivência criada por Sri Prem Baba chamada “Quem Cuida de Mim?”. É uma oportunidade para quem quer começar a compreender as raízes da doença e dar os primeiros passos em direção à saúde. Todos são bem-vindos!

 

Rosana Takako
rosana@sachcha.com.br
Médica

O que você achou desse conteúdo?