Logo O POVO+
Territórios de futuro no Ceará
Opinião

Territórios de futuro no Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia

Territórios de futuro são caracterizados por maior autonomia, maior inteligência e, sobretudo, mais eficiência dos negócios e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.


A tecnologia alterou todos os aspectos da vida diária. Das indústrias, alcançando novos marcos com a revolução 4.0, para as comunicações entre os seres humanos.
 

Estamos falando de taxa de crescimento exponencial. Um dos desafios sobre a taxa de crescimento exponencial é compreender como tudo isso desorganiza os territórios, ao tempo que cria oportunidades para novos territórios.
 

Modelar tais territórios de futuro em ambientes inclusivos, conectados, sustentáveis, respeitosos, promotores de felicidade e acessíveis, só é possível com o uso da tecnologia.
 

Em outras palavras, é impossível enfrentar as dores da mobilidade, dos resíduos, da energia, da gestão da água, da alimentação, ou seja, as dores de quem vive nas cidades, sem o uso da tecnologia.
 

No Ceará, percebem-se microecossistemas com alto potencial de mudança e de transformação em territórios de futuro. Iniciativas públicas e privadas devem ser reconhecidas. As áreas de mobilidade e de resíduos são exemplos inspiradores. Planejamento público de futuro, como o Fortaleza 2040 e Ceará 2050, é uma contribuição inegável para acelerar tais mudanças.
 

Porém, há um longo e promissor caminho a ser construído. Apenas poucas empresas se interessam em investimentos de negócios de impacto, tão pouco no fomento a inovação em startups no Ceará. 

 

Inverter essa lógica é a ordem do dia. Até porque vive-se num mundo que é chamado de Internet das coisas, a Internet de tudo. Até 2020, teremos cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados.
 

Nunca é tarde para recordar, aqui acreditamos no “universal pelo regional”. A nossa gente tem o compromisso na solução dos problemas locais, sem esquecer nunca o caráter universal da nossa produção. 

 

Haroldo Rodrigues Jr
haroldo@in3citi.com
Sócio-fundador da Investidora de Impacto in3citi

O que você achou desse conteúdo?