VERSÃO IMPRESSA

Não desista de viver antes de ler isto

01:30 | 12/06/2018

Entre as várias notícias tristes da última semana, tocou-me a comoção mundial com a perda de duas celebridades: a estilista Kate Spade e o chef, escritor e apresentador Anthony Bourdain, autor de livros inspiradores como “Don’t eat before reading this”. Em comum: ambos tiraram a própria vida. Não há quem não se sensibilize e não tente compreender o tamanho de uma angústia capaz de mover alguém a esse nível de desespero. Um assunto difícil de falar. Um tabu que precisamos quebrar. O mundo precisa conversar sobre como prevenir sem promover.
 

Se você tivesse tido a oportunidade de conversar com a Kate, poderia tê-la ajudado? O que eu poderia ter dito ao Anthony? Como poderíamos ter salvo tantos jovens no mundo? O problema já é a segunda maior causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. A boa notícia é que pode ser evitado. Quase todas as pessoas com esse pensamento comenta com alguém próximo ou com um médico, ou dá sinais. A maioria dos casos é provocada por transtornos psiquiátricos que têm tratamento. Então, o primeiro passo é procurar ajuda profissional imediatamente. Parece simples, mas as pessoas têm vergonha de pedir ajuda. Eu teria dito: “Anthony, não vale a pena desistir de tudo por um problema que tem solução”. E é nessa hora que familiares e amigos têm que chegar junto. Não podemos relevar as angústias da alma. A depressão é um problema de saúde grave. O suicídio envolve fatores biológicos, sociais e emocionais.
 

Além de ajuda profissional, devemos atuar em paralelo trabalhando o mindset. Pensamentos têm um enorme poder de programar nosso cérebro e direcionar nossas atitudes. Precisamos estimular o pensamento positivo que reconecte a pessoa com a vida. O Centro de Valorização da Vida atende 24h, pelo telefone 188, para dar apoio emocional e prevenir atitudes extremas.


Há muitas outras orientações de prevenção. O Ministério Público do Ceará está liderando o movimento Vidas Preservadas – mpce.mp.br, com uma série de eventos para preparar famílias, profissionais e quem quiser ajudar. Qualquer um de nós pode salvar.

 

Eliziane Colares
eliziane@advance.com.br
Publicitária, empresária e sócia da Advance

TAGS