Logo O POVO+
Justiça na Sala de Aula
Opinião

Justiça na Sala de Aula

Edição Impressa
Tipo Notícia

Gladyson Pontes

opiniao@opovo.com.br

Desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

 

O Poder Judiciário do Estado do Ceará adota como um de seus mais basilares objetivos a aproximação com a sociedade, por meio do desenvolvimento de diálogo franco e permanente, em observância ao Plano Estratégico 2015-2010 da Instituição. Nessa busca constante de ampliação dos canais de comunicação e de capacitação junto à comunidade, o Tribunal de Justiça do Ceará firmou parceria com a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane) e, desde o mês de abril, oferece o curso, gratuitamente, ao público em geral, mas especialmente a professores, pedagogos e gestores em educação de escolas públicas de Fortaleza e da Região Metropolitana.

 

O curso, que acontece na modalidade Educação a Distância (EaD), está no seu 9º fascículo, proporcionando maior compreensão acerca da função e do papel da Justiça. Com amplo alcance, o projeto “Justiça na Sala de Aula” transmite informações e conhecimentos relevantes a todos que compõem o ambiente escolar, além de incentivar a criação de canais de comunicação entre este Poder e a população, demonstrando as formas de acessibilidade à Justiça e o funcionamento para entendimento claro das ações desempenhadas.


Ressalta-se ainda que o Tribunal dispõe, atualmente, do Programa Justiça e Cidadania, o qual realiza trabalhos com alunos e professores de instituições de ensino, proporcionando visitas às dependências da instituição, com palestras, visitas guiadas, transmitindo conhecimento acerca do funcionamento, estrutura e história do Judiciário estadual. Portanto, percebeu-se o foco e a necessidade de ampliação deste Programa, realizando mais ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania.


Assim, objetivando-se uma expansão dessas ferramentas utilizadas para qualificação do diálogo social, consideramos fundamental a execução dessa proposta, pois além de informar, existe o foco na capacitação da população quanto à utilização e funcionamento do Poder Judiciário cearense.


Frente ao panorama brasileiro, torna-se primordial facilitar essa comunicação entre as instituições públicas e as escolas, como forma de desenvolver multiplicadores que transmitam esse aprendizado.

 

O que você achou desse conteúdo?