Logo O POVO+
Educação Digital
Opinião

Educação Digital

Edição Impressa
Tipo Notícia

Em instituições inteligentes, a Educação Digital está presente tanto na modalidade a distância quanto na presencial. O ambiente virtual também está no ensino presencial dando sequência as discussões sobre os conteúdos aprendidos. Instituições de ensino resistentes a adotar a metodologia digital estão preparando nossos filhos para o mercado atual e futuro?  

A Educação a Distância (EAD), de “distante”, na verdade, não tem nada. A tecnologia integra os alunos, sendo necessário utilizá-la para estimular o aprendizado. A transmissão ao vivo de aulas permite que os estudantes estejam frente a frente com o professor, mesmo que em locais distintos, tirando dúvidas instantaneamente ou após as aulas, de maneira síncrona e assíncrona, com uma equipe de corpo docente à disposição.
  

O EAD oferece aulas com excelentes professores do País, o que nem sempre é possível, no modelo presencial, em todos os lugares. Essas aulas, por sua vez, ficam gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento. Paralelamente, há a disponibilização de conteúdos complementares, bibliotecas virtual e físicas, fóruns e chats, sempre estimulando o estudante a deixar de ser um mero espectador.
 

Todas as atividades realizadas pelo aluno diariamente, não só uma vez por semana como muitos imaginam, são monitoradas pela instituição para um acompanhamento individual de desempenho. Não é à toa que, pela primeira vez, uma instituição brasileira, a Unicesumar, ganhou prêmio como melhor instituição de ensino superior do mundo em relacionamento com o aluno, sendo hoje modelo mundial nesse quesito.
 

A Educação Digital permite que pessoas de realidades e culturas diferentes, em todo o mundo, troquem ideias. Digite “convergência: quarta revolução industrial” no Google, e assista ao vídeo da BBC que demonstra a influência da tecnologia em nossas vidas agora e no futuro.
 

Para confirmar este caminho se volta, a Associação dos Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) divulga pesquisa indicando que em 2023, 50% dos universitários no País estarão matriculados em universidades com educação digital. No futuro, não haverá EAD, nem presencial, mas um modelo híbrido integrando os dois mundos. A Unicesumar já aplicou esse modelo dos EUA no ensino de Engenharias. Há ainda alguém que tem dúvidas se estamos no caminho certo?

 

Adriano Albano
adriano.albanobnu@
unicesumar.edu.br
Diretor do pólo Unicesumar Fortaleza  Especialista em Gestão Comercial e de Projetos

O que você achou desse conteúdo?